Prova Pasusp (25/10/2009) Resolvida - Nº 1 ao 9

|

A Fuvest realizou neste domingo (25) a prova do Pasusp (Programa de Avaliação Seriada da Universidade de São Paulo). O exame concede bônus para candidatos da rede pública no vestibular da USP.
Neste post estamos trazendo as questões do número 1 até o 9.
Textos para as questões 1 e 2
I. O Romantismo, movimento literário do século XIX, apresenta, entre outras características, uma visão de mundo centrada no indivíduo. Seus heróis são personagens portadoras de verdades, destemidas, de caráter exemplar e que realizam grandes missões.
II.


Fonte: http://www2.uol.com.br/adaoonline/v2/tiras/lavie/tiras/caminho5.gif .Acessado em agosto de 2009.
 

1 A
Em relação aos heróis literários, a personagem da tira
a) manifesta uma atitude oposta ao ideal do herói romântico.
b) representa um herói literário, disposto a enfrentar qualquer perigo.
c) admira a paisagem natural, exaltando a natureza bucólica.
d) demonstra sua decepção com a sociedade e busca refúgio na imaginação.
e) apresenta uma atitude angustiada e pessimista diante dos perigos.
Resolução
A atitude pragmática e consumista da personagem dos quadrinhos é o oposto do idealismo grandioso ca -
racterístico do herói romântico, tal como definido no texto I.
 

2 A
Tendo por base somente o primeiro quadrinho da tira, assinale qual das afirmações a seguir expressa corretamente um princípio geral correspondente a seu conteúdo:
a) Fazer o que não dá prazer pode ser útil.
b) Só se deve fazer o que dá prazer.
c) Deve-se fazer sempre o que se quiser.
d) É melhor não fazer nada, para não sofrer.
e) Não se deve fazer o que causa sofrimento.
Resolução
No primeiro quadrinho se exprime, precisamente, o princípio de que “fazer o que não dá prazer” (“seguir por uma estrada tortuosa...”) “pode ser útil” (“às vezes é preferível”).

Texto para as questões de 3 a 6
Na literatura, como na natureza, nada se ganha e nada se perde, tudo se transforma. Em Shakespeare está tudo o que nós, escritores, continuamos a utilizar nos dias de hoje, apenas embaralhamos as cartas e voltamos a dar.
Os sentimentos profundos que movem a humanidade – o amor, o ciúme, a paixão pelo poder, as intrigas da corte –, a certeza de que as grandes histórias de amor continuam a ser as impossíveis, etc. Ainda que depois de Shakespeare não tivesse surgido mais nada, o essencial sobre a natureza humana já teria sido dito.
José Eduardo Agualusa. O Estado de S. Paulo, 23/04/2009. Adaptado.
 

3 B
Assinale a alternativa que apresenta a ideia central do texto.
a) A obra de Shakespeare não apresenta valores humanos atuais.
b) O essencial da natureza humana está representado em Shakespeare.
c) As grandes paixões continuam sendo impossíveis.
d) A natureza imita os temas presentes na literatura.
e) Os temas sobre a natureza humana ainda não foram escritos.
Resolução
A alternativa correta corresponde precisamente ao último período do texto, em que se resume a sua ideia principal.

4 C
Assinale a alternativa em que o termo ainda tem o mesmo sentido que em “Ainda que depois de Shakespeare não tivesse surgido mais nada”.
a) Resta-lhe, ainda, um argumento para a sua defesa.
b) Este micro comprado há 3 anos, ainda hoje funciona bem.
c) Ainda estudando como tem estudado, não conseguirá passar de ano.
d) Tem dois filhos e, ainda, duas belas filhas.
e) De madrugada, a Lua ainda aparecia em toda a sua plenitude.
Resolução
Ainda que, no texto – assim como ainda seguido de particípio, na frase da alternativa c – significa “mesmo que, mesmo na eventualidade de que” (Houaiss).




5 D
Na frase “Na literatura, como na natureza, nada se ganha e nada se perde, tudo se transforma”, o termo como expressa a ideia de
a) causa.
b) finalidade.
c) tempo.
d) comparação.
e) condição.
Resolução
Os termos comparados pelo como são literatura e natureza.

6 E
Assinale a alternativa que contém a palavra que, no texto, é empregada pelo autor com dois significados diferentes.
a) Amor.
b) Ciúme.
c) Literatura.
d) Sentimento.
e) Natureza.
Resolução
Natureza significa, no início do texto, “o conjunto do mundo físico”; no final do texto, a expressão natureza humana significa “conjunto de traços psicológicos e espirituais que caracterizam o ser humano” (Houaiss).

Texto para as questões 7 e 8
— Fio, fais um zóio de boi lá fora pra nóis. O menino saiu do rancho com um baixeiro* na cabeça, e no terreiro, debaixo da chuva miúda e continuada, enfincou o calcanhar na lama, rodou sobre ele o pé, riscando com o dedão uma circunferência no chão mole
— outra e mais outra. Três círculos entrelaçados, cujos centros formavam um triângulo equilátero. Isto era simpatia para fazer estiar. E o menino voltou:
— Pronto, vó.
— O rio já encheu mais? — perguntou ela.
— Chi, tá um mar d’água! Qué vê, espia, — e apontou com o dedo para fora do rancho. A velha foi até a porta e lançou a vista. Para todo lado havia água. Somente para o sul, para a várzea, é que estava mais enxuto, pois o braço do rio aí era pequeno. A velha voltou para dentro, arrastando-se pelo chão, feito um cachorro, cadela, aliás: era entrevada. Havia vinte anos apanhara um “ar de estupor” e desde então nunca mais se valera das pernas, que murcharam e se estorceram.
Bernardo Elis. Nhola dos anjos e a cheia do Curumbá.
Os cem melhores contos brasileiros do século, 2000.
*Baixeiro. s.m. Manta que se coloca no lombo do cavalo, por baixo da sela.

7 E
No fragmento transcrito, há expressões regionais e coloquiais. Assinale a alternativa em que esse tipo de expressão não ocorre.
a) Fio, fais um zóio de boi lá fora pra nóis.
b) Enfincou o calcanhar na lama.
c) Chi, tá um mar d’água!
d) Qué vê, espia.
e) Isto era simpatia para fazer estiar.
Resolução
Todas as outras alternativas contêm coloquialismos e regionalismos (“fio”, “zóio”, “enfincou” etc.).

8 A
Assinale a alternativa em que a frase “Fio, fais um zóio de boi lá fora pra nóis” foi reescrita na variedade padrão da linguagem, mantendo a mesma pessoa gramatical do texto.
a) Filho, faça um olho de boi lá fora para nós.
b) Filho, façais um olho de boi lá fora para nós.
c) Filho, faze um olho de boi lá fora para nós.
d) Filho, fazeis um olho de boi lá fora para nós.
e) Filho, façamos um olho de boi lá fora para nós.
Resolução
“Fais”, pronúncia popular de faz, corresponde ao pronome você; da・a forma faça, do presente do subjuntivo, usada pelo imperativo da terceira pessoa.

9 B
“Quem não tem cão, caça com gato”. O sentido deste provérbio é:
a) Os cães são melhores do que os gatos, mas não temos cães.
b) Sem aquilo que queremos, procuramos algo semelhante.
c) Os animais são excelentes auxiliares na caça.
d) Algumas pessoas têm mais sorte do que outras.
e) Devemos sempre procurar melhorar na vida.
Resolução
O sentido do provérbio é que, na falta do ideal (“o que queremos”, nos termos da alternativa b), devemos recorrer ao possível (o “semelhante” ao ideal).

0 comentários:

Postar um comentário

 

©2009 Só Vestibular | Template Blue by TNB