Exercícios de Física - Acústica (resolvidos)

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Hoje nossa dica para o teu estudo é Acústica. Conhecendo o estudo do som você estará apto a responder um bom número de questões em sua prova de vestibular. No final da lista de exercícios você encontrará alguns lembretes, para auxiliá-lo em seus exercícios, mas se mesmo assim ficar com dúvidas ou quiser reforçar o conteúdo é simples. Contrate uma aula individual via MSN com um de nossos professores especializados em vestibular pelo e-mail sovestibular@gmail.com e bons estudos ;)

01. (FUVEST) Uma corda de violão tem 0,60m de comprimento. Os três maiores comprimentos de ondas estacionárias que se podem estabelecer nessa corda são (em metros):

a) 1,2; 0,60; 0,40;
b) 1,2; 0,60, 0,30;
c) 0,60; 0,30; 0,20;
d) 0,60; 0,30; 0,15;
e) 0,60; 0,20; 0,12.

RESPOSTA: A

02. Um violinista deseja aumentar a freqüência do som emitido por uma das cordas do seu instrumento. Isto poderá ser conseguido:

a) aumentando-se o comprimento vibratório e tracionando-se mais intensamente a corda;
b) diminuindo-se o comprimento vibratório e tracionando-se menos intensamente a corda;
c) diminuindo-se o comprimento vibratório e tracionando-se mais intensamente a corda;
d) aumentando-se o comprimento vibratório e tracionando-se menos intensamente a corda;
e) todas as sugestões são inadequadas para que o violinista consiga seu objetivo.

RESPOSTA: C

03. (MED. ABC) Têm-se duas cordas sonoras de mesmo material uma delas tem 0,60cm de comprimento, 1,00mm de diâmetro, é tensa por um peso de 4,00kgf e vibra com freqüência fundamental de 400cps; a outra tem 40,0cm de comprimento, 2,00mm de diâmetro e é tensa por peso de 9,00kgf. A freqüência fundamental desta corda vale:

a) 450cps
b) 800cps
c) 660cps
d) 60cps
e) 150cps

RESPOSTA: A

04. (UNISA) um tubo sonoro aberto de 50cm de comprimento emite um som cuja freqüência é de 1360Hz. Sendo o módulo da velocidade de propagação do som no ar igual a 340m/s, o som emitido é o ________ harmônico.

a) segundo
b) terceiro
c) quarto
d) quinto
e) sexto

RESPOSTA: C

05. Um estudante, fazendo um experimento no laboratório de sua escola, acoplou um gerador de audiofreqüência a um alto-falante. Aumentando, então, a freqüência do aparelho de 200Hz para 2800Hz, ele notou que o som produzido pelo sistema ficou:

a) menos intenso ou mais fraco;
b) mais alto ou agudo;
c) mais baixo ou grave;
d) mais rico em harmônicos;
e) mais dissonantes.

RESPOSTA: B

06. Dois diapasões A e B emitem sons puros de freqüências 400Hz e 800Hz, respectivamente. Aponte a alternativa correta:

a) O som de A é mais agudo que o de B.
b) O som de A é mais alto que o de B.
c) O som de A é mais forte que o de B.
d) O som de A está uma oitava acima do de B.
e) O som de A está uma oitava abaixo do de B.

RESPOSTA: E

07. A intensidade do som, em m W/m2, em um jardim sossegado, é da ordem de 10-4. Em um restaurante, tal valor é de 10-1. Se o limiar da audição se dá a 10-6 nas mesmas unidades, o nível sonoro em dB é:

a) 20 para o jardim e 50 para restaurante;
b) 20 para o jardim e 500 para o restaurante;
c) 2 para o jardim e 5 para o restaurante;
d) 100 para jardim e 105 para o restaurante;
e) 50 para o jardim e 20 para o restaurante.

RESPOSTA: A



08. (UFU) O efeito Doppler-Fizeau está relacionado com a sensação de:

a) variação de altura do som;
b) variação de timbre do som;
c) aumento de intensidade do som;
d) diminuição de intensidade do som;
e) constância da altura do som.

RESPOSTA: A

09. (UNISA) A cor da luz emitida por certa estrela nos parece mais avermelhada do que é na realidade. Este fenômeno é devido ao fato de:

a) a estrela estar muito distante da Terra;
b) a luz se propagar com velocidade muito grande no vácuo;
c) a luz sofrer refração na atmosfera;
d) a estrela estar se afastando da Terra;
e) a estrela estar se aproximando da Terra.

RESPOSTA: D

10. (ITA) Considere a velocidade máxima permitida nas estradas sendo exatamente 80km/h. A sirene de um posto rodoviário soa com uma freqüência de 700Hz, enquanto um veículo de passeio e um policial rodoviário se aproximam emparelhados. O passeio dispõe de um medidor de freqüências sonoras. Dado o módulo da velocidade do som, 350m/s, ele deverá multar o motorista do carro quando seu aparelho medir uma freqüência sonora de, no mínimo:

a) 656Hz
b) 745Hz
c) 655Hz
d) 740Hz
e) 860Hz


RESPOSTA: B


Lembretes de Auxílio:


Acústica
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre

A Acústica é o ramo da física que estuda o som.

O som é um fenômeno causado pelos mais diversos objetos e se propaga através dos diferentes estados físicos da matéria.

Em acústica geralmente podemos dividir entre geradores de som, meios de transmissão, propagação e receptores. A acústica mensura estes meios, cria instrumentos, tabelas, etc, de forma a fornecer dados necessários aos mais diversos ramos da ciência para a utilização dos sons, de seus meios de propagação e efeitos.

Na cadeia geração e recepção acústica inclui-se o indivíduo que recebe o efeito sonoro e o evento que dá origem ao fenômeno. A acústica é considerada uma ciência que abrange diversas disciplinas e por elas é abrangida.

O som é a propagação de uma frente de compressão mecânica ou onda mecânica; esta onda se propaga de forma circuncêntrica, apenas em meios materiais - que têm massa e elasticidade, como os sólidos, líquidos ou gasosos, quer dizer, não se propaga no vácuo.

Os sons naturais são, na sua maior parte, combinações de sinais, mas um som puro monotónico, representado por uma senóide pura, possui uma velocidade de oscilação ou frequência que se mede em hertz (Hz) e uma amplitude ou energia que se mede em décibeis. Os sons audíveis pelo ouvido humano têm uma freqüência entre 20 Hz e 20 kHz. Acima e abaixo desta faixa estão ultra-som e infra-som, respectivamente.

Seres humanos e vários animais percebem sons com o sentido da audição, com seus dois ouvidos, o que permite saber a distância e posição da fonte sonora: a chamada audição estereofônica. Muitos sons de baixa freqüência também podem ser sentidos por outras partes do corpo e pesquisas revelam que elefantes se comunicam através de infra-sons.

Os sons são usados de várias maneiras, muito especialmente para comunicação através da fala ou, por exemplo, música. A percepção do som também pode ser usada para adquirir informações sobre o ambiente em propriedades como características espaciais (forma, topografia) e presença de outros animais ou objetos. Por exemplo, morcegos, baleias e golfinhos usam a ecolocalização para voar e nadar por entre obstáculos e caçar suas presas. Navios e submarinos usam o sonar; seres humanos recebem e usam informações espaciais percebidas em sons.

Para os humanos, a audição é normalmente limitada por frequências entre 20 Hz e 20000 Hz (20 kHz), embora estes limites não sejam absolutos. O limite maior normalmente decresce com a idade. Outras espécies têm diferentes níveis de audição. Por exemplo, os cães conseguem perceber vibrações mais altas que 20 kHz. Como um sinal percebido por um dos sentidos, o som é usado por muitas espécies para detectar o perigo, orientação, caça e comunicação. A atmosfera da Terra, a água e virtualmente todos os fenómenos físicos, como o fogo, a chuva, o vento, as ondas ou os terramotos produzem sons únicos. Muitas espécies, como os sapos, os pássaros, mamíferos terrestres e aquáticos foram, também, desenvolvendo órgãos especiais para produzir som. Em algumas espécies, estes evoluíram para produzir o canto e a fala.

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