Exercícios de Biologia - Membrana Plasmática (resolvidos)

|



Um dos conteúdos mais exigidos em Biologia é Membrana Plasmática. Então separamos 10 questões para testar os seus conhecimentos. No final da postagem você encontra a teoria sobre o conteúdo, caso encontre alguma dificuldade em responder alguma questão. Se mesmo assim continuar com dúvidas ou quiser reforçar seus conhecimentos contrate uma individual com um de nossos professores especializados, pelo e-mail: sovestibular@gmail.com. Bom trabalho!!! ;)

01)  Descreva o modelo de mosaico fluído proposto por Singer e Nicholson para a estrutura da membrana plasmática.
 
Resolução: Dupla camada lipídica, na qual se movimentam moléculas protéicas.
 
02)  Em relação às especialidades da membrana, conhecidas como microvilosidades, responda:
 
a) No que consistem?
b) Para que servem?
c) Onde aparecem?
 
Resolução: a) Evaginações da membrana plasmática.
               b) Aumentar a superfície de absorção.
                    c) Células do epitélio intestinal.
 
03) No esquema abaixo aparecem células epiteliais da mucosa 1 designadas por 2.
 
                                               

             1                                  2
      a)  bucal                    microvilosidades
      b)  intestinal               microvilosidades
      c)  intestinal               microfilamentos
      d)  gástrica                desmossomos
      e)  gástrica                cílios
 
Resposta: B
 
04) Em relação às células animais, denominam-se glicocálix:
 
a) os microvilos das células que revestem o intestino delgado;
b) todas as células acinosas de glândulas secretoras;
c) o colo do espermatozóide;
d) a estrutura lipoprotéica das membranas celulares;
e) uma camada com proteínas e carboidratos que recobre a membrana plasmática.
 
Resposta: E
 
05)  Na figura abaixo, a estrutura apontada pela seta 1 representa uma formação:
 
                                   
 
a) importante para a movimentação celular;
b) importante para aumentar a superfície celular, facilitando a absorção de substâncias do meio externo;
c) denominada vesícula pinocitótica;
d) importante para manter a aderência entre uma célula e outra;
e) que contém grande quantidade de enzimas.
 
Resposta: D
 
06) A membrana plasmática apresenta uma propriedade típica: a permeabilidade seletiva. No que consiste essa propriedade?
 
RESOLUÇÃO:  Consiste em regular a entrada e saída de substâncias na célula, mantendo uma composição  química específica.
 
07) (VUNESP) A membrana plasmática que delimita a célula permite a passagem seletiva de substâncias do meio 
      externo para o meio interno da célula e vice-versa. O que se entende por transporte ativo e difusão
      facilitada?

RESOLUÇÃO:  O transporte ativo é feito contra gradiente de construção e consumo de ATP (energia). 
   A difusão facilitada é feita sem ATP, com o auxílio de permeases, moléculas protéicas.

08) Todas as células possuem uma membrana plasmática, ou plasmalema, que separa o conteúdo protoplasmático, ou meio intracelular, do meio ambiente. A existência e integridade dessa estrutura são importantes, porque a membrana:
 
      a) regula as trocas entre a célula e o meio, só permitindo a passagem de moléculas de fora para dentro da célula e impedindo a passagem em sentido inverso;
      b) possibilita à célula manter a composição intracelular diversa do meio ambiente;
      c) impede a penetração de substâncias existentes em excesso no meio ambiente;
      d) torna desnecessário o consumo energético para captação de metabólitos do meio externo;
      e) impede a saída de água do citoplasma.
 
Resposta: B
 
09) Sobre o mecanismo de transporte ativo, através da membrana celular, são feitas as seguintes afirmações:
 
      I -     Para que moléculas sejam transportadas a partir de uma solução mais concentrada para uma menos concentrada, através da membrana celular, a célula deve despender energia, e isto é denominado transporte ativo.
      II -    Dentre as diferentes substâncias que são, com freqüência, transportadas ativamente através da membrana celular estão:aminoácidos, íons sódio, íons potássio, íons hidrogênio e vários monossacarídeos.
      III -  O mecanismo básico envolvido no transporte ativo depende de transportadores específicos, que reagem de maneira reversível com as substâncias transportadas, sob a ação de enzimas e com consumo de energia.
 
      Escreveu-se corretamente em:
 
      a) I e II apenas
      b) I e III apenas
      c) II e III apenas
      d) I, II e III
      e) nenhuma delas
 
Resposta: D
 
10) O que acontece quando as hemácias são colocadas em: 
 
      a) Água destilada.
      b) Solução hipertônica.   
 
RESOLUÇÃO: a) hemólise
                         b) crenação (desidratação)




Teoria de Auxílio:

Membrana plasmática

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Diagrama de uma membrana plasmática (clique para ampliar).

A membrana celular, também conhecida por plasmalema, é a estrutura que delimita todas as células vivas, tanto as procarióticas como as eucarióticas. Ela estabelece a fronteira entre o meio intra-celular, o citoplasma, e o meio extracelular, que pode ser a matriz dos diversos tecidos.
Aparece em eletromicrografias como duas linhas escuras separadas por uma faixa central clara, com uma espessura de 7 a 10 nm. Esta estrutura trilaminar encontra-se em todas as membranas encontradas nas células, sendo por isso chamada de unidade de membrana ou membrana unitária.
A membrana celular não é estanque, mas uma “porta” seletiva que a célula usa para captar os elementos do meio exterior que lhe são necessários para o seu metabolismo e para libertar as substâncias que a célula produz e que devem ser enviadas para o exterior (sejam elas produtos de excreção, das quais deve se libertar, ou secreções que a célula utiliza para várias funções relacionadas com o meio).

Composição Química

Açúcares

Todas as membranas plasmáticas celulares são constituídas predominantemente por fosfolipídeos e proteínas em proporções variáveis e uma pequena fração de açúcares, na forma de oligossacarídeos.
Exteriormente, em muitas células animais, a membrana plasmática apresenta uma camada rica em glicídeos: o glicocálix ou glicocálice.

Lípídios

Os lipídios presentes nas membranas celulares pertencem predominantemente ao grupo dos fosfolipídeos. Estas moléculas são formadas pela união de três grupos de moléculas menores: um álcool, geralmente o glicerol, duas moléculas de ácidos graxos e um grupo fosfato, que pode conter ou não uma segunda molécula de álcool.
A estrutura das membranas deve-se primariamente a essa camada dupla de fosfolipídios. Esses lipídios são moléculas longas com uma extremidade hidrofílica (tem afinidade com a água) e a cadeia hidrofóbica (não tem afinidade com a água). O grupo fosfato está situado nas lâminas externas da estrutura trilaminar. A parte situada entre as lâminas fosfatadas é composta pelas cadeias hidrofóbicas.
As membranas animais possuem ainda o colesterol, e as células vegetais possuem outros esteróis, importantes para o controle da fluidez das membranas. Em certa temperatura, quanto maior a concentração de esteróis, menos fluida será a membrana. As células procariontes, salvo algumas exceções, não possuem esteróis.

Proteínas

As proteínas são os principais componentes funcionais das membranas celulares.
A maioria das proteínas da membrana celular está mergulhada na camada dupla do fosfolipídios, interrompendo sua continuidade, são as proteínas integrais. Outras, as proteínas periféricas, estão aderentes às extremidades de proteínas integrais. Algumas proteínas atuam no transporte de substâncias para dentro ou para fora da célula. Entre estas, encontram-se glicoproteínas (proteínas ligadas a carboidratos).
Algumas destas proteínas formam conexões, os fibronexos, entre o citoplasma e macromoléculas da matriz extracelular.
Os grupos sangüíneos A-B-O, M-N e Rh, bem como fatores HLA, são antígenos da superfície externa da membrana.

Principais características da membrana celular

A membrana celular é responsável pela manutenção de uma substancia do meio intracelular, que é diferente do meio extracelular e pela recepção de nutrientes e sinais químicos do meio extracelular. Para o funcionamento normal e regular das células, deve haver a seleção das substâncias que entram e o impedimento da entrada de partículas indesejáveis, ou ainda, a eliminação das que se encontram no citoplasma. Por ser o componente celular mais externo e possuir receptores específicos, a membrana tem a capacidade de reconhecer outras células e diversos tipos de moléculas, como hormônios.
As membranas celulares possuem mecanismos de adesão, de vedação do espaço intercelular e de comunicação entre as células. Os microvilos ou microvilosidades são muito freqüentes e aumentam a superfície celular.
Não confundir a membrana celular com a parede celular (das células vegetais, por exemplo), que tem uma função principalmente de proteção mecânica da célula. Devido à membrana citoplasmática não ser muito forte, as plantas possuem a parede celular, que é mais resistente.
A membrana celular é uma camada fina e altamente estruturada de moléculas de lípidos e proteínas, organizadas de forma a manter o potencial eléctrico da célula e a controlar o que entra e sai da célula (permeabilidade selectiva da membrana). Sua estrutura só vagamente pode ser verificada com um microscópio de transmissão electrônica. Muitas vezes, esta membrana contém proteínas receptoras de moléculas específicas, os Receptores de membrana, que servem para regular o comportamento da célula e, nos organismos multicelulares, a sua organização em tecidos (ou em colónias).
Por outro lado, a membrana celular não é, nem um corpo rígido, nem homogêneo – é muitas vezes descrita como um fluido bidimensional e tem a capacidade de mudar de forma e invaginar-se para o interior da célula, formando alguns dos seus organelos.
A matriz fosfolipídica da membrana foi pela primeira vez postulada em 1825 por Gorter e Grendal; no entanto, só em 1895, Charles Overton deu força a esta teoria, tendo observado que a membrana celular apenas deixava passar algumas substâncias, todas lipossolúveis.

Transporte através das membranas

Mesmo nas membranas não biológicas, como as de plástico ou celulose, há moléculas que as conseguem atravessar, em determinadas condições. Dependendo das propriedades da membrana e das moléculas (ou átomos ou íons) em presença, o transporte através das membranas classifica-se em:
  • Transporte passivo – quando não envolve o consumo de energia do sistema, sendo utilizada apenas a energia cinética das moléculas; a movimentação dá-se a favor do gradiente de concentração (do meio hipertónico para o meio hipotónico).
  • Transporte ativo – quando o transporte das moléculas envolve a utilização de energia pelo sistema; no caso da célula viva, a energia utilizada é na forma de Adenosina tri-fosfato (ATP); a movimentação das substâncias dá-se contra o gradiente de concentração, ou seja, do meio hipotónico para o hipertónico.
Nota: o transporte pode ainda ser classificado em mediado, envolve permeases (transporte ativo e difusão facilitada), e não-mediado (difusão directa).

Transporte passivo

O interior das células – o citoplasma – é basicamente uma solução aquosa de sais e substâncias orgânicas. O transporte passivo de substâncias na célula pode ser realizado através de difusão ou por osmose. A difusão se dá quando a concentração interna de certa substância é menor que a externa, e as particulas tendem a entrar na célula. Quando a concentração interna é maior, as substâncias tendem a sair. A difusão pode ser auxiliada por enzimas permeases sendo classificada Difusão facilitada. Quando não há ação de enzimas, é chamada difusão simples
Quando a concentração externa de substâncias é maior que a interna, parte do líquido citoplasmático tende a sair fazendo com que a célula murche - plasmólise. Quando a concentração interna é maior, o líquido do meio externo tende a entrar na célula, dilatando-a - Turgência, entretanto existe ainda a situação em que a célula murcha e depois por motivos externos volta a obter sua quantidade normal de água,então esse fato é chamado de Deplasmolise, ou seja, uma plasmolise inversa. Neste caso, se a diferença de concentração for muito grande, pode acontecer que a célula estoure. As células que possuem vacúolos são mais resistentes à diferença de concentração, pois estas organelas, além de outras funções, agem retendo líquido.

Transporte ativo

O transporte ativo através da membrana celular é primariamente realizado pelas enzimas ATPases, como a importante bomba de sódio e potássio, que tem função de manter o potencial eletroquímico das células.
Muitas células possuem uma ATPase do cálcio que opera as concentrações intracelulares baixas de cálcio e controla a concentração normal (ou de reserva) deste importante mensageiro secundário. Uma outra enzima actua quando a concentração de cálcio sobe demasiadamente. Isto mostra que um íon pode ser transportado por diferentes enzimas, que não se encontram permanentemente ativas.
Há ainda dois processos em que, não apenas moléculas específicas, mas a própria estrutura da membrana celular é envolvida no transporte de matéria (principalmente de grandes moléculas) para dentro e para fora da célula:
  • endocitose – em que a membrana celular envolve partículas ou fluido do exterior - fagocitose ou pinocitose - e a transporta para dentro, na forma duma vesícula; e
  • exocitose – em que uma vesícula contendo material que deve ser expelido se une à membrana celular, que depois expele o seu conteúdo.

Referências bibliográficas

JUNQUEIRA, Luis C. & CARNEIRO, J. "Biologia Celular e Molecular". Editora Guanabara Koogan, Rio de Janeiro, 1991. 5ª Edição. Cap. 1. OLIVEIRA, Óscar; RIBEIRO, Elsa & SILVA, João Carlos "Desafios Biologia". Editora ASA, Porto, 2007. 2ª Edição. Cap.1.

18 comentários:

Anônimo disse...

pq nao tem como imprimir???

Anônimo disse...

Tem gente que é fogo, adora reclamar. Os caras colocaram um monte de material de acesso gratuito a disposição de todos e tem gente q ainda reclama??? afff

Anônimo disse...

Parabéns maravilho me ajudou muitoooooo..obrigada..

Anônimo disse...

bah ,a metade da minha prova tinha esses exercícios.e eu fui super bem pq eu ja tinha visto eles aki ! bota bomm

Anônimo disse...

muinto bom mesmo isso conserteza vai me ajudar muinto

Anônimo disse...

Adorei o site, muito bom, me ajudou bastante...
Wlw...

Anônimo disse...

Bom, o simulado esta muito bem feito mais na questão 9 a afirmação I está incorreta, pois o transporte ativo é contra o gradiente e não a favor como é dito..
Por isso peço aqui que façam essa correção...
No caso o gabarito da 9 seria alternativa:
C) II e III

Anônimo disse...

Querido (a) , você lembra da Alfabetização ? Lá , professores ensinam a como se escrever . . Então , vamos lembrar e usar aquele conhecimento nos dias atuais . . Vou lhe ajudar a "consertar" esta frase :
Incorreto : "muinto bom mesmo isso conserteza vai me ajudar muinto"
Correta : "Muito bom mesmo , isso conCerteza vai me ajudar Muito"
- fica a dica ;)

Anônimo disse...

HAHAHAHAHAHA O sujo falando do mal lavado... só uma correçãozinha: COM CERTEZA É SEPARADO!

Anônimo disse...

O muuuuuuuuuuito sujo falando do mal lavado mesmo! kkkkkkkkkk

Anônimo disse...

hahahha chorei, com certeza tem gente que deveria se avaliar antes de corrigir os outros!

uza disse...

muito dificil

Anônimo disse...

Curti muito a pergunta, mas a resposta correta da 9 é apenas II e III, pois a alternativa I não está correta, já que o transporte ativo se faz do de menor concentração para o de maior.

Anônimo disse...

o transporte ativo ocorre do meio hipotonico para o hipertonico= do meio menos concentrado para o mais concentrado

Anônimo disse...

Muito boom os exercicios sao otimos e ainda tem complemento teorico parabéns

Anônimo disse...

Adoreeeei me ajudou muito!

Unknown disse...

É verdade... Eu já estava confusa por causa dessa questão!!

O perguntador disse...

Muito bom!

Postar um comentário

 

©2009 Só Vestibular | Template Blue by TNB