Nessa lista alguns exercícios de vestibulares passados de Língua Portuguesa para testar seus conhecimentos.
Abaixo de cada exercício você encontrará a resposta comentada. Lembre-se de antes de utilizar esse recurso de esgotar completamente seus recursos, tanto de seus conhecimentos próprios ou de material de apoio.
Texto para as questões 1 e 2
De todos esses periquitinhos que tem no Brasil, tuim é capaz de ser menor. Tem bico redondo e rabo curto e é todo verde, mas o macho tem umas penas azuis para enfeitar. Três filhotes, cada um mais feio que o outro, ainda sem penas, os três chorando. O menino levou-os para casa, inventou comidinhas para eles; um morreu, outro morreu, ficou um.
(Rubem Braga)
1) Neste excerto de Tuim criado no dedo,
a) o narrador em terceira pessoa emprega o discurso indireto para assimilar o ponto de vista do menino.
b) repetições, diminutivos, simplicidade sintática introduzem no discurso a perspectiva do menino.
c) a escassez de adjetivos torna concreta a visão substantiva, própria da infância.
d) o narrador em primeira pessoa utiliza o discurso direto para recriar a visão infantil.
e) diminutivos, predomínio da subordinação e sinestesias recriam o registro da percepção infantil.
Resolução:
Trata-se de um fragmento narrado em 3ª pessoa, sem passagens em discurso indireto (não há fala da personagem traduzida pelo narrador). A simplicidade sintática - com construções muito próximas da oralidade e predomínio da coordenação -, as repetições e os diminutivos dão a nítida impressão de um discurso pueril, típico de um menino.
LETRA B
2) Das afirmações sobre o verbo assinalado em "que tem no Brasil", qual a única INCORRETA?
a) É um uso típico da variante popular da língua.
b) Pode ser corretamente substituído por há.
c) Seu valor semântico difere daquele que apresenta nas demais ocorrências.
d) É um verbo impessoal cujo objeto direto é o pronome que.
e) Pode ser corretamente substituído por existe.
Resolução:
No segmento destacado, ocorre o emprego do verbo ter em lugar de haver, significando existir. trata-se de uma forma frequente na variante popular do português do Brasil.
Substituindo-se o verbo ter por existir, no segmento, o pronome relativo "que" assume a função de sujeito, recuperando "todos esses periquitinhos"; portanto o verbo deveria ser empregado no plural.
LETRA E
Texto para as questões 3 e 4
A carruagem parou ao pé de uma casa amarelada, com portinha pequena. Logo à entrada um cheiro mole e salobro enojou-a. A escada, de degraus gastos, subia ingrememente, apertada entre paredes onde a cal caía, e a umidade fizera nódoas. No patamar da sobre loja, uma janela com um gradeadozinho de arame, parda do pó acumulado, coberta de teias de aranha,coava a luz suja do saguão. E por trás de uma portinha, ao lado, sentia-se o ranger de um berço, o chorar doloroso de uma criança.
(Eça de Queirós, O primo Basílio)
3) Observando-se os recursos de estilo presentes na composição desse trecho, é correto afirmar que
a) o acúmulo de pormenores induz a uma percepção impessoal e neutra do real.
b) a descrição assume caráter impressionista, dando também dimensão subjetiva à percepção do espaço.
c) as descrições veiculam as impressões do narrador, e o monólogo interior, as da personagem.
d) a carência de adjetivos confere caráter objetivo e real à representação do espaço.
e) o predomínio da descrição confere caráter expressionista ao relato, eliminando seus resíduos subjetivos.
Resolução:
A descrição impressionista não apresenta as coisas pelo registro objetivo de suas características, mas através da subjetividade do observador, que as transfigura segundo suas impressões psíquicas despertadas por sua percepção sensorial.
Assim, o cheiro é "mole e salobro", a escada "sobe apertada" pelas paredes e a janela parece "coar a luz".
LETRA B
4) O segmento do texto em que a preposição de estabelece uma relação de causa é:
a) "ao pé de uma casa amarelada".
b) "escada, de degraus gastos"
c) "gradeadozinho de arame"
d) "parda do pó acumulado"
e) "luz suja do saguão"
Resolução:
No excerto "parda do pó acumulado", a preposição de estabelece uma relação causal, pois o que se pretende dizer é que a janela está parda por causa do pó acumulado.
LETRA D
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