Exercícios de Física (Ondulatória e outros...)

|

Física 30 - (UECE-2008/1) Suponha que a Terra se mova em torno do Sol em uma órbita circular de raio r = 1,5x1011m. Considerando a constante da gravitação universal G = 6,8 x 10-11 Nm2/kg2 e um ano (período de revolução da Terra em torno do Sol) T = 3,0x107s, assinale a alternativa que contém a ordem de grandeza da massa do Sol (em kg).
a) 1044
b) 1033
c) 1036
d)1030
e) n.d.a.

Física 31 - (UFG-2008) Os morcegos são mamíferos voadores que dispõem de um mecanismo denominado biosonar ou ecolocalizador que permite ações de captura de insetos ou o desvio de obstáculos. Para isso, ele emite um ultra-som a uma distância de 5 m do objeto com uma freqüência de 100 kHz e comprimento de onda de 3,5x10-3 m. Dessa forma, o tempo de persistência acústica (permanência da sensação auditiva) desses mamíferos voadores é, aproximadamente,
a) 0,01 s.
b) 0,02 s.
c) 0,03 s.
d) 0,10 s.
e) 0,30 s.

Física 32 - (UEPB-2008) O físico escocês James Clerk Maxwell (1831-1879), nascido em Edimburgo, verificou experimentalmente estudos teóricos, ao considerar a existência das ondas eletromagnéticas. Essas ondas surgem como conseqüência de dois efeitos: um campo magnético variável produz um campo elétrico, e um campo elétrico variável produz um campo magnético. Dentre a diversidade de ondas que compõem o espectro eletromagnético, têm-se, hoje, como exemplo, as ondas de rádio, TV, microondas, a luz, e outras. A respeito destas informações, analise as proposições a seguir.
I. As denominações “ondas longas”, “ondas médias” e “ondas curtas”, de que geralmente ouvimos falar, referem-se aos valores dos comprimentos de ondas, ou seja, λ (onda longa) > λ (onda média) > λ (onda curta).
II. A razão entre o maior e o menor comprimento de onda de uma rádio que emite numa faixa de freqüência de 90 MHz a 108 MHz é 1,5.
III. As ondas eletromagnéticas usadas pelas emissoras de TV têm as mesmas características das ondas de rádio. Entretanto, elas apresentam freqüências mais elevadas do que aquelas normalmente usadas pelas estações de rádio.
A partir da análise feita, assinale a alternativa correta:
a) Apenas I e II são verdadeiras.
b) Apenas I e III são verdadeiras.
c) Apenas II e III são verdadeiras.
d) Todas as proposições são verdadeiras.
e) Apenas I é verdadeira.

Física 33 - (PUC-RS-2007) Quando uma ambulância se aproxima ou se afasta de um observador, este percebe uma variação na altura do som emitido pela sirene (o som percebido fica mais grave ou mais agudo). Esse fenômeno é denominado Efeito Doppler.
Considerando o observador parado,
a) o som percebido fica mais agudo à medida que a ambulância se afasta.
b) o som percebido fica mais agudo à medida que a ambulância se aproxima.
c) a freqüência do som emitido aumenta à medida que a ambulância se aproxima.
d) o comprimento de onda do som percebido aumenta à medida que a ambulância se aproxima.
e) o comprimento de onda do som percebido é constante, quer a ambulância se aproxime ou se afaste do observador, mas a freqüência do som emitido varia.

Física 34 - (PUC-RS-2007) Ondas eletromagnéticas são caracterizadas por suas freqüências e seus comprimentos de onda. A alternativa que apresenta as ondas em ordem crescente de comprimento de onda é
a) raios gama – luz visível – microondas.
b) infravermelho – luz visível – ultravioleta.
c) luz visível – infravermelho – ultravioleta.
d) ondas de rádio – luz visível – raios X.
e) luz visível – ultravioleta – raios gama.

8 comentários:

Anônimo disse...

pode cre pexe,passei pro pc..to fazendo essas tuas barbada ae !

Anônimo disse...

Quantas horas por dia você estuda para o Vestibular?

Todas,só faço isso da minha vida !

só porque eu so xarope haha

o cara na real descansa no jogo do gremio e no rango haha

Geisielle disse...

ONDE ACHO A RESOLUÇÃO DOS EXERCICIOS ACIMA :s??

Anônimo disse...

onde acho as respostas?

Anônimo disse...

Nao tem resposta. Favor posta-las.

Grata!

Anônimo disse...

respostas ?

Anônimo disse...

cade o gabarito?

Anônimo disse...

resolução (desenvolvimento) por favor, pq as respostas só não serve

Postar um comentário

 

©2009 Só Vestibular | Template Blue by TNB