Exercícios de Lançamento Horizontal

|

Segue agora uma lista de exercícios de lançamento horizontal, para que vocês exercitem um pouco deste assunto muito importante nos mais diversos vestibulares do Brasil. Não esqueça de deixar o seu comentário sobre o que achou do grau de dificuldade dos exercícios, assim podemos traçar um perfil dos leitores do site, e cada vez fornecer um material mais compatível com a nescessidade de todos vocês. Bom estudo e grande abraço ^^


01. Um projétil é lançado com velocidade inicial de intensidade igual a 50 m/s. A trajetória faz na origem um ângulo de 37° com a horizontal. As intensidades da velocidade e da aceleração no ponto mais alto da trajetória são:
Dados: sen 37° = 0,60; cos 37° = 0,80; g = 10 m/s2
Despreza-se o efeito do ar.

a) v = 40 m/s; a = zero;
b) v = zero; a = zero;
c) v = 40 m/s; a = 10 m/s2;
d) v = 30 m/s; a = zero;
e) v = zero; a = 10 m/s2.

RESPOSTA: C

02. Em um local onde o efeito do ar é desprezível e g = 10 m/s2 um nadador salta de um trampolim de 12m de altura e atinge a água a uma distância de 6,0 m, medida horizontalmente da borda do trampolim, em um intervalo de tempo de 2,0s. A velocidade do nadador no instante do salto tem intensidade igual a:

a) 3,0 m/s
b) 4,0 m/s
c) 1,0 m/s
d) 5,0 m/s
e) 7,0 m/s

RESPOSTA: D

03. (UECE) Num lugar em que g = 10 m/s2, lançamos um projétil com a velocidade de 100 m/s e formando com a horizontal um ângulo de elevação de 30°. A altura máxima será atingida após:

a) 3s
b) 4s
c) 5s
d) 10s
e) 15s

RESPOSTA: C

04. (FEI) Um projétil é lançado a partir do solo, com velocidade de intensidade v0 = 100 m/s. Quando retorna ao solo, sua distância ao ponto de lançamento (alcance) é de 1000 m. A menor velocidade do projétil durante seu movimento é aproximadamente:

a) zero;
b) 100 m/s
c) 87 m/s
d) 70 m/s
e) 50 m/s

RESPOSTA: D

05. Ganhou destaque no voleibol brasileiro a jogada denominada "jornada nas estrelas", na qual a bola arremessada de um lado da quadra sobe cerca de 20 m de altura antes de chegar ao adversário do outro lado. Quanto tempo, em segundos, a bola permanece no ar? Adote g = 10 m/s2 e não considere o efeito do ar.

a) 20
b) 10
c) 5,0
d) 4,0
e) 2,0

RESPOSTA: D

06. No exato instante em que o revólver é acionado, no esquema da figura, a pessoa inicia uma queda livre vertical a partir do repouso. Desprezando-se resistência e empuxo do ar, considerando o campo de gravidade uniforme e desejando-se que o
projétil atinja o coração da pessoa, escolha a posição conveniente para o cano do revólver:


a) I
b) II
c) III
d) IV
e) V

RESPOSTA: C

07. (UNIP) Um atirador aponta um fuzil diretamente para um pequeno pássaro parado no alto de uma árvore.



Não se considera afeito do ar e admite-se o campo de gravidade uniforme. No exato instante em que o projétil é disparado, o pássaro inicia um movimento de queda livre, a partir do repouso. Supondo que o alcance horizontal do projétil seja maior que D, assinale a opção correta:

a) a trajetória do projétil será retilínea e ele passará acima do pássaro;
b) a trajetória do projétil será parabólica (em relação ao solo) e o projétil certamente atingirá o pássaro;
c) a trajetória do projétil será parabólica (em relação ao solo) e o projétil passará abaixo do pássaro;
d) a trajetória do projétil será parabólica (em relação ao solo) e o projétil passará acima do pássaro;
e) a trajetória do projétil será parabólica (em relação ao solo) e o projétil não atingirá o pássaro.

RESPOSTA: B

08. (UNIP) Em uma região onde o efeito do ar é desprezível e o campo de gravidade é uniforme, dois projéteis A e B são lançados a partir de uma mesma posição de um plano horizontal. O intervalo de tempo decorrido, desde o lançamento até o retorno ao solo horizontal, é chamado de tempo de vôo.

Sabendo que os projéteis A e B atingem a mesma altura máxima H e foram lançados no mesmo instante, podemos concluir que:

a) os projéteis foram lançados com velocidades de mesma intensidade;
b) as velocidades dos projéteis no ponto mais alto da trajetória são iguais;
c) os ângulos de tiro (ângulo entre a velocidade de lançamento e o plano horizontal) são complementares;
d) a cada instante os projéteis A e B estavam na mesma altura e o tempo de vôo é o mesmo para os dois;
e) durante o vôo, os projéteis têm aceleração diferentes.

RESPOSTA: D

09. (CESGRANRIO) Para bombardear um alvo, um avião em vôo horizontal a uma altitude de 2,0 km solta uma bomba quando a sua distância horizontal até o alvo é de 4,0 km. Admite-se que a resistência do ar seja desprezível. Para atingir o mesmo alvo, se o avião voasse com a mesma velocidade, mas agora a uma altitude de apenas 0,50 km, ele teria que soltar a bomba a uma distância horizontal do alvo igual a:

a) 0,25 km
b) 0,50 km
c) 1,0 km
d) 1,5 km
e) 2,0 km

RESPOSTA: E

10. (ITA) Um avião de bombardeio voa a uma altitude de 320 m com uma velocidade de 70 m/s e surpreende uma lancha torpedeira viajando a 20 m/s na mesma direção e sentido do avião. A que distância horizontal atrás da lancha o avião deve lançar a bomba para atingi-la? Adote g = 10m . s-2.

a) 560 m
b) 160 m
c) 400 m
d) 2 100 m
e) 600 m

RESPOSTA: C


Caso ainda tenha ficado com dúvidas sobre os exercícios da lista acima, lembre-se que você pode contratar uma aula com um de nossos professores especializados no assunto, via webcam/MSN e ter os esclarecimentos que precisa. Quer saber mais? Entre em contato pelo e-mail:



sovestibular@gmail.com

14 comentários:

vila do sesamo disse...

o 2 exercicio está com a resposta incorreta, não é a alternativa D e sim a A, velocidade = 3, seria 5 se a distancia fosse de 10 metros...

Prof. Peixe disse...

Sinto muito Vila do Sesamo mas sua consideração está errada.

O exercício está com a resposta certa: 5 m/s

Velocidade é uma grandeza vetorial e você só está considerando sua parcela horizontal.

Levando em conta o tempo e a altura da queda você obterá a parcela vertical da velocidade, 4 m/s.

Fazendo a soma vetorial (90°) obterá o valor de 5 m/s.

Mais atenção antes de tentar encontrar erros. Insista no raciocínio, tentando alcançar a resposta.

Boa Sorte nos Estudos!!!

Anônimo disse...

Obrigado

Anônimo disse...

a resposta da 5 é a letra E....

Só Vestibular disse...

Leitor anônimo, vc está equivocado...A resposta certa da 5 é letra E (4 s) pois vc deve considerar o tempo de subida e descida, para determinar o tempo que a bola fica no ar (2s + 2s)

Xiita disse...

affffffffffffff.. por que os senhores nao fazem mais posts de exercicios focados para o pessoal do ita,..

Pedro Adib disse...

Xiita, por que você não baixa todos os vestibulares do ita e separa os exercícios por categorias antes de cobrar de quem não tem a mínima obrigação de ceder a seus caprichos? Sem falar que as questões que o ita elabora não são diferentes das que este site te fornece. O que torna o ita famoso pela complexidade das questões é que eles muitas vezes misturam situações, obrigando você a fazer várias contas para chegar em um resultado só, mas as contas são exatamente as mesmas. Quem sabe, faz, quem não sabe, chuta.
E a resposta da questão 5 é letra D mesmo: 4s.
A bola chega a 20m de altura:
h = 5t²
20 = 5 . t²
t² = 4
t = 2s
Este é o tempo de subida da bola, mas ela também desce e o exercício pede também o tempo de descida, que é o mesmo de descida. Portanto t = 4s.

Anônimo disse...

Ótimos exercícios, Sou grato a quem de fato se esforça para ajudar quem nem ao menos conhece!

Unknown disse...

Gostaria de ponderar a questão 2, não como uma crítica,nem ofensa, mas pro bem da ciência; que foi feita, desde sempre, através de discussões. Primeiro ponto: a questão está no grupo de Lançamento Horizontal e é de Lançamento Oblíquo, visto que ao saltar do trampolim, o saltador adquire movimento pra cima e pra frente, com ângulo em relação à horizontal.
Segundo ponto: o problema corrige-se, se admitirmos que ao saltar, o saltador adquire uma Altura máxima de 12m, portanto a altura da plataforma não se faz importante para definir a velocidade(total) inicial do saltador.
Terceiro ponto: o alcance horizontal de 6m é em relação ao nível do nadador, no entanto ele alcançaria uma distância maior na horizontal, já que ele está a 12m de altura.

bia! disse...

eu não consigo compreender por que a segunda questão é D por favor gostaria da resolução obrigada dês de já!

Unknown disse...

a questao 2 realmente esta errada

Unknown disse...

mais esses 90 graus saíram de onde professor?

Lucas de Lima disse...

A questão 2 precisa ser revista.Falta informações no enunciado.Para chegar na resposta você tem que advinhar alguns dados.Como o nadador alcançar 12 metros de altura,um pouco absurdo não acham? Além de haver um grupo de questões que são de lançamento Oblíquo como a mesma citada em um posto de lançamento horizontal.
Postarei os desenvolvimentos das respostas 3m comentários mas acho que isso deveria ser obrigação do autor desse post, até mesmo para evitar erros.

Lucas de Lima disse...

1° Questão)
Olha a primeira questão de lançamento Oblíquo em um post de lançamento horizontal!.

Para resolvê-lo,basta levar que quando a altura for máxima, a única velocidade atuante será a Velocidade Horizontal(Vx).
Pois no ponto mais alto, a velocidade Vertical torna-se zero.

Portanto,basta calcular a velocidade Horizontal:

Vx=Cosseno do ângulo com a horizontal vezes a velocidade inicial:

Vx=Cos37×Vo
Vx=0.8×50m/s
Vx=4Om/s.

Agora, basta lembrar que a aceleração da gravidade atuará em todo movimento sem alteração.
Ou seja:
a=10m/s².

Postar um comentário

 

©2009 Só Vestibular | Template Blue by TNB