E mais questões de Física...

|

Essas são mais umas pro pessoal do Nº1 (Rio Grande-RS) que não quer parar de estudar....

Física 16 - (Enem-2007) A pele humana é sensível à radiação solar, e essa sensibilidade depende das características da pele. Os filtros solares são produtos que podem ser aplicados sobre a pele para protegê-la da radiação solar. A eficácia dos filtros solares é definida pelo fator de proteção solar (FPS), que indica quantas vezes o tempo de exposição ao sol, sem o risco de vermelhidão, pode ser aumentado com o uso do protetor solar. A tabela seguinte reúne informações encontradas em rótulos de filtros solares.
As informações acima permitem afirmar que
a) as pessoas de pele muito sensível, ao usarem filtro solar, estarão isentas do risco de queimaduras.
b) o uso de filtro solar é recomendado para todos os tipos de pele exposta à radiação solar.
c) as pessoas de pele sensível devem expor-se 6 minutos ao sol antes de aplicarem o filtro solar.
d) pessoas de pele amarela, usando ou não filtro solar, devem expor-se ao sol por menos tempo que pessoas de pele morena.
e) o período recomendado para que pessoas de pele negra se exponham ao sol é de 2 a 6 horas diárias.

Física 17 - (UEPB-2008) A avaliação da temperatura do corpo humano é de grande importância na Medicina, pois em muitas doenças ocorrem sua variação. Quando a temperatura corporal aumenta além de 37 ºC (que pode ser considerado em valor médio normal), dizemos que a pessoa está com febre ou hipertermia. Há também situações de anormalidade em que a temperatura diminui abaixo de 37 ºC, caracterizando uma hipotermia. (JUNIOR, F.R. Os Fundamentos da Física. 8. ed. vol. 2. São Paulo: Moderna, 2003, p. 11)
Um médico inglês mede a temperatura de um paciente com suspeita de infecções e obtém em seu termômetro clínico o valor de 104,0 ºF (grau Fahrenheit).
Tem ele motivo de preocupação com o paciente?Com o auxilio do texto acima, assinale a alternativa correta:
a) Sim, pois corresponde a 40 ºC.
b) Não, pois corresponde a 36 ºC.
c) Sim, pois corresponde a 311 K.
d) Sim, pois corresponde a 30 ºC.
e) Sim, pois corresponde a 308 K.

Física 18 - (UEMS-2006) Um cilindro contém oxigênio isolado por um êmbolo, conforme mostram as figuras a seguir. A figura 1 refere-se à situação inicial, na qual o oxigênio possui temperatura de 300 kelvin a uma pressão de 10 atmosferas em um volume de 15 litros. A figura 2 refere-se à situação final, em que a temperatura aumenta para 320 kelvin, com a diminuição do volume para 12 litros. Considerando o gás como sendo ideal, a pressão final exercida sobre o gás é igual a:
a)13,3 atm b)3,3 atm c)23,3 atm d)0,22 atm e)16,22 atm

Física 19 - (Fuvest-2008) Um aquecedor elétrico é mergulhado em um recipiente com água a 10º C e, cinco minutos depois, a água começa a ferver a 100º C. Se o aquecedor não for desligado, toda a água irá evaporar e o aquecedor será danificado. Considerando o momento em que a água começa a ferver, a evaporação de toda a água ocorrerá em um intervalo de aproximadamente
Calor específico da água = 1,0 cal/(gºC) Calor de vaporização da água = 540 cal/g
Observação: Desconsidere perdas de calor para o recipiente, para o ambiente e para o próprio aquecedor.
a) 5 minutos.
b) 10 minutos.
c) 12 minutos.
d) 15 minutos.
e) 30 minutos.

Física 20 - (UFU-2007) O gráfico abaixo representa a temperatura de uma amostra de massa 20g de determinada substância, inicialmente no estado sólido, em função da quantidade de calor que ela absorve. Com base nessas informações, marque a alternativa correta.
a) O calor latente de fusão da substância é igual a 30 cal/g.
b) O calor específico na fase sólida é maior do que o calor específico da fase líquida.
c) A temperatura de fusão da substância é de 300 ºC.
d) O calor específico na fase líquida da substância vale 1,0 cal.g−1.ºC−1.
e) Nenhuma das alternativas anteriores.

0 comentários:

Postar um comentário

 

©2009 Só Vestibular | Template Blue by TNB