Prova de Língua Portuguesa de 2008 da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

|



A prova de Língua Portuguesa tem peso máximo em um bom número de Universidades país a fora. Então não esqueça de manter seus conhecimentos nessa área sempre em alta. Aproveite e teste o seu conhecimento com a prova de Língua Portuguesa de 2008 da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Instrução: As questões 01 a 05 referem-se ao texto abaixo.
01.     A crítica religiosa de Erasmo tinha grandes
02.     afinidades com a que Lutero começou a dirigir
03.     contra Roma, a partir de 1517: denúncia das
04.     indulgências, defesa de um Cristianismo depurado
05.     de idolatrias e superstições, volta …….. Bíblia, etc.
06.     Por isso, Lutero tentou incansavelmente obter
07.     a adesão de Erasmo, mas este respondia com
08.     evasões, até que, pressionado pelos católicos para
09.     que definisse sua posição, escreveu contra Lutero,
10.     em 1524, um texto em que se colocava
11.     frontalmente contra um dos pontos centrais da
12.     Reforma: De Libero Arbitrio.Nesse texto, Erasmo
13.     defendia a tese da vontade livre, consumando,
14.     assim, sua ruptura pública com o protestantismo,
15.     que, pelo menos em sua versão luterana, era
16.      radicalmente determinista.   
17.     Lutero respondeu …….. um texto intitulado De
18.     Servo Arbitrio,em que defendia a tese de que a
19.     mera hipótese de uma ação livre do homem,
20.     independente de Deus ou em cooperação com Ele,
21.     já constituía uma limitação da liberdade de Deus e
22.     uma afronta às Escrituras, que mostravam que a
23.    queda condenava o homem a um saber
24.     necessariamente imperfeito e a uma razão
25.     necessariamente heterônoma. Para Erasmo, como
26.     para os humanistas em geral, essa doutrina era
27.     inaceitável tanto por razões puramente religiosas –
28.     pois, sem o pressuposto da liberdade, caem por
29.     terra todos os preceitos morais, dirigidos a uma
30.     vontade que pode ou não aceitá-los – quanto por
31.     razões humanas. A Renascença havia instalado o
32.     homem no centro da história, e Erasmo não estava
33.     disposto a abrir mão dessa conquista, a mais
34.     valiosa dos novos tempos. Ele não aceitava a idéia
35.     agostiniana de natura deleta,da depravação
36.     congênita do homem, em conseqüência do pecado
37.     original. Para Erasmo, o homem é por natureza
38.     dotado de razão, e ela o impele à concórdia e à
39.     solidariedade. A violência, a guerra, a brutalidade
40.     são contrárias …….. natureza razoável do homem.
Adaptado de: ROUANET, Sérgio Paulo. Erasmo, pensador iluminista. In: _____. As razões do Iluminismo. São Paulo: Companhia das Letras, 1987. p. 284-285.
1) Assinale a alternativa que preenche, corretamente e de acordo com o sentido do texto, as lacunas das linhas 05, 17 e 40, respectivamente.
(A)     a – com – à
(B)     a – à – à
(C)     à – a – a
(D)     à – com – a
(E)     à – com – à
2) De acordo com o texto, pode-se afirmar que Rouanet
(A)     conduz o leitor à certeza de que existem fatos históricos que devem ser repensados à luz de idéias iluministas.
(B)     argumenta a favor da idéia de que Erasmo e Lutero criticavam toda e qualquer religião, a despeito de suas próprias crenças religiosas.
(C)     apresenta as razões pelas quais Erasmo, na obra intitulada De Libero Arbitrio, criticou os pontos centrais da Reforma protestante.
(D)     contesta a idéia de que Lutero era contra a liberdade de pensamento do homem.
(E)     critica o ponto de vista de Erasmo sobre a Reforma protestante.
3) Assinale a alternativa que estabelece uma relação de referência correta entre o primeiro e o segundo segmentos extraídos do texto.
(A)     isso (l. 06) – a [crítica] que Lutero começou a dirigir contra Roma (l. 02-03)
(B)     sua (l. 14) – a tese da vontade livre (l. 13)
(C)     essa doutrina (l. 26) – a queda condenava o homem a um saber necessariamente imperfeito (l. 22-24)
(D)     dessa conquista (l. 33) – A Renas­cença havia instalado o homem no centro da história (l. 31-32)
(E)     o (l. 38) – Erasmo (l. 37)
4) No contexto em que se encontra, o nexo pelo menos (l. 15) poderia ser corretamente substituído por
(A)     até mesmo.
(B)     somente.
(C)     exceto.
(D)     não apenas.
(E)     ao menos.
5) Considere as propostas de reescrita do seguinte período do texto.
Para Erasmo, o homem é por natureza dotado de razão, e ela o impele à concórdia e à solidariedade (l. 37-39).
I  – De acordo com Erasmo, o homem é racional por natureza, e ela o leva à busca da concórdia e da solidariedade.
II – Segundo Erasmo, por natureza, o homem é racional, e isso o leva à busca da concórdia e da solidariedade.
III – O homem, segundo Erasmo, tem natureza racional, o que o leva a buscar a concórdia e a solidariedade.
Quais propostas de reescrita mantêm a correção e o sentido do texto original?
(A)     Apenas I.
(B)     Apenas II.
(C)     Apenas III.
(D)     Apenas I e II.
(E)     Apenas II e III.
Instrução: As questões 6 e 7 referem-se ao texto abaixo.
01.      Marina me explicou muito direitinho que eu não
02.     tinha razão. O que tinha era falta de confiança
03.     nela. Chorou, e fiquei meio lá, meio cá, propenso a
04.     acreditar que me havia enganado.
05.      – Posso obrigar uma pessoa a não olhar para
06.     mim? Posso furar os olhos do povo?
07.     Não senhora. A coisa era diferente: Eles tinham
08.     sido pegados com a boca na botija, grelando,
09.     esquecidos do mundo. Tinham ou não tinham? Sim
10.     senhor, mas sem malícia.
11.     – Posso furar os olhos do povo?
12.     Esta frase besta foi repetida muitas vezes, e,
13.     em falta de coisa melhor, aceitei-a. De fato, eu
14.     não tinha visto nada. As aparências mentem. A
15.     Terra não é redonda? Esta prova da inocência de
16.     Marina me pareceu considerável. Tantos indivíduos
17.     condenados injustamente neste mundo ruim!
18.     Quem pode lá jurar que isto é assim ou assado?
19.     Procurei mesmo capacitar-me de que Julião
20.    Tavares não existia. Julião Tavares era uma
21.     sensação. Uma sensação desagradável, que eu
22.    pretendia afastar de minha casa quando me
23.    juntasse àquela sensação agradável que ali estava
24.    a choramingar.
25.    – Pois bem, minha filha, não vale a pena falar
26.    mais nisso. Enxugue os olhos. Se você diz que não
27.    foi, não foi. Acabou-se, não se discute. Está aqui
28.    uma lembrancinha que eu lhe trouxe. Vamos ver
29.    se fica bonito.
Adaptado de: RAMOS, Graciliano. Angústia. 30. ed. São Paulo: Record, 1985. p. 86.
6) Assinale a alternativa que apresenta uma transposição gramaticalmente correta da voz passiva para a voz ativa da frase Eles tinham sido pegados com a boca na botija (l. 07-08).

(A)     Uma pessoa os teria pegado com a boca na botija.
(B)     Pessoas lhes tinham pegado com a boca na botija.
(C)     Alguém os tinha pegado com a boca na botija.
(D)     O povo pegou-os com a boca na botija.
(E)     Tinham pegado eles com a boca na botija.
7) O bloco superior, abaixo, apresenta três trechos do texto; o bloco inferior, interpretações desses trechos. Associe adequadamente cada um dos três trechos à sua correta interpretação.
De fato, eu não tinha visto nada. As aparências mentem. (l. 13-14)
Tantos indivíduos condenados injustamente neste mundo ruim! (l. 16-17)
Procurei mesmo capacitar-me de que Julião Tavares não existia. (l. 19-20)
1 – O narrador considera a possibilidade de que Marina não esteja mentindo.
2 – O narrador procura persuadir-se de que há razão para não julgar sumariamente Marina.
3 – O narrador apela para fatos que justifiquem sua desconfiança acerca da fidelidade de Marina.
4 – O narrador dispõe-se a recorrer ao que não é racional para acreditar em Marina.
A seqüência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
(A)     1 – 2 – 4.
(B)     1 – 3 – 2.
(C)     3 – 4 – 1.
(D)     3 – 2 – 4.
(E)     4 – 3 – 2.
Instrução: As questões 8 a 10 referem-se ao texto abaixo.
01.      Sendo a palavra escrita um produto da cultura,
02.     nisto, como em tudo mais, o indivíduo tem o
03.     direito de adoptar a que quiser – a que lhe parecer
04.     melhor ou mais conveniente. Isso quer dizer que,
05.     tecnicamente, …….. haver tantas ortografias quantos
06.     há escritores. Terá isso o inconveniente de, se um
07.     escritor optar por uma ortografia antipática ao
08.     público, o público o não ler? Seja: o inconveniente
09.     é para ele, não para o público. Praticou um acto:
10.     sofreu-lhe ele mesmo, só ele, as conseqüências
11.     intelectuais e morais.
12.     …….. cuidadosamente entre o dever cultural e
13.     o dever social. O meu dever cultural é pensar por
14.     mim, sem obediência a outrem; o meu dever
15.     cultural é registrar pela palavra escrita, grafando
16.     como entendo que devo, o que pensei. Assim se
17.     cria a cultura e portanto a civilização. Cessa aqui,
18.     porém, o que é puramente o meu dever cultural.
19.     Com a publicação do meu escrito, estou já,
20.     simultaneamente, em duas esferas – a cultural e a
21.     social: na cultural, pelo conteúdo do meu escrito;
22.     na social, pela acção, actual ou possível, sobre o
23.     ambiente. O meu escrito contém elementos
24.     prejudiciais à sociedade? Se legitimamente e por
25.     mim o pensei, continuo cumprindo meu dever
26.     cultural; meu dever social é que, consciente ou
27.     inconscientemente, não cumpri. São fenómenos
28.     distintos, dependentes, um, da minha
29.     contingência; outro, da minha consciência moral,
30.     se a tiver.
31.     Ora, a ortografia é um fenómeno puramente
32.     cultural: não tem aspecto social algum, porque não
33.     tem aspecto social o que não contém um elemento
34.     moral (ou imoral). O único efeito presumidamente
35.     prejudicial que estas divergências ortográficas
36.     podem ter é o de estabelecer confusão no público.
37.     Isso, porém, é da essência da cultura, que consiste
38.     precisamente em “estabelecer confusão”
39.     intelectual – em obrigar a pensar por meio do
40.     conflito de doutrinas religiosas, filosóficas,
41.     políticas, literárias e outras. Onde essas
42.     divergências ortográficas produziriam já um efeito
43.     prejudicial, e portanto imoral, é se o Estado
44.     admitisse essa divergência em seus documentos e
45.     publicações, e, derivadamente, a consentisse nas
46.     escolas.
Adaptado de: PESSOA, Fernando. O problema ortográfico. In: _____. A língua portuguesa. São Paulo: Cia. das Letras, 1999. p. 23-25.
8) Considerando que na edição brasileira do texto de Fernando Pessoa foi mantida a ortografia vigente em Portugal, assinale a alternativa em que as três palavras apresentadas evidenciam diferenças entre a ortografia portuguesa e a brasileira.
(A)     adoptar (l. 03) – optar (l. 07) – acto (l. 09)
(B)     adoptar (l. 03) – acção (l. 22) – fenómenos (l. 27)
(C)     intelectuais (l. 11) – outrem (l. 14)–actual (l. 22)
(D)     Cessa (l. 17) – fenómeno (l. 31) – aspecto (l. 32)
(E)     aspecto (l. 32) – divergências (l. 35) – admitisse (l. 44)
9) Considere as seguintes afirmações sobre o uso da forma pronominal lhe no texto.
I – O pronome lhe(l. 03) poderia ser substituído pelo segmento a ele, sem prejuízo da correção da frase.
II  – O pronome lhe (l. 10) poderia ser substituído pelo possessivo suas, a ser inserido antes da palavra conseqüências (l. 10), sem prejuízo do sentido e da correção da frase.
III – A forma pronominal lhe (l. 10) seria substituída pela forma direta o, se a forma verbal sofreu (l. 10) fosse substituída por suportou.
Quais estão corretas?
(A)     Apenas I.
(B)     Apenas II.
(C)     Apenas III.
(D)     Apenas I e II.
(E)     I, II e III.
10) Assinale a alternativa que apresenta os sinônimos mais adequados para as palavras conveniente(l. 04), distintos(l. 28) e consiste (l. 37), respectivamente.
(A)     favorável – evidentes – resulta
(B)     apropriada – diferentes – reside
(C)     convencional – diferentes – reside
(D)     favorável – diferentes – resulta
(E)     apropriada – evidentes – reside
Respostas: 1E, 2C, 3D, 4E, 5E, 6C, 7A, 8B, 9D e 10B.

Questões da Prova de 2009 de Química da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

|

Aproveite para treinar seus conhecimentos em química com 10 questões da prova de 2009 de Química da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bom Trabalho!!!



1) Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do enunciado abaixo.
Considere a hipótese de que os organizadores dos próximos jogos olímpicos decidam confeccionar as medalhas em metal puro e que, além disso, substituam a medalha de prata por uma de platina. Nessas condições, a massa da nova medalha de platina deverá ser aproximadamente …….. massa de uma medalha de prata pura de mesmo tamanho.
(Valores de massa específica: mAg = 10,5 g/cm3; mPt = 21,5 g/cm3)
(A)       igual à
(B)       a metade da
(C)       o dobro da
(D)       5 vezes menor que a
(E)       10 vezes maior que a
2) Considere as seguintes afirmações a respeito do processo de cozimento de alimentos em panela de pressão.
I – Esse processo é mais eficiente porque os alimentos são submetidos a uma temperatura mais elevada do que aquela que é possível atingir numa panela convencional.
II – O fornecimento de calor pode ser diminuído (o fogo pode ser abaixado) quando a panela de pressão começar a “soltar vapor”, porque, a partir desse ponto, a temperatura ficará aproximadamente constante, independentemente do calor fornecido.
III – A panela de pressão começa a “soltar vapor” quando a pressão interna atinge  valor igual ao da pressão ambiente, mantendo-se nesse patamar enquanto durar o processo.
Quais estão corretas?
(A)       Apenas I.
(B)       Apenas II.
(C)       Apenas I e II.
(D)       Apenas I e III.
(E)       I, II e III.
3) Considere as seguintes substâncias cloradas.
1) Cl2     2) CaCl2     3) CCl4     4) CHCl3     5) HClO4
Sobre essas substâncias, são feitas as afirmações abaixo.
I – As substâncias 2 e 5 originam soluções aquosas eletrolíticas.
II – As substâncias 4 e 5 estabelecem ligações de hidrogênio entre suas moléculas quando estão no estado líquido.
III – A substância com menor ponto de ebulição deve ser a substância 1, considerando-se que é a substância apolar de menor massa molecular.
Quais estão corretas?
(A)       Apenas I.
(B)       Apenas II.
(C)       Apenas I e III.
(D)       Apenas II e III.
(E)       I, II e III.

4) A coluna da esquerda, abaixo, apresenta os reagentes utilizados em cinco diferentes reações químicas realizadas em meio aquoso; a coluna da direita relaciona evidências experimentais observadas no decorrer dessas reações.

Associe corretamente a coluna da direita à da esquerda.

A seqüência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
(A)       1 – 5 – 2 – 4.
(B)       2 – 3 – 5 – 4.
(C)       2 – 5 – 3 – 1.
(D)       5 – 3 – 1 – 2.
(E)       5 – 4 – 3 – 1.

5) Aragonita é um mineral de origem sedimentária hidrotermal formado por cristais prismáticos de carbonato de cálcio, CaCO3.

Uma amostra de 200 g de CaCO3 puro obtida a partir desse mineral contém o mesmo número de átomos de oxigênio que
(A)       0,5 mol de CaSO4.
(B)       1,5 mol de KMnO4.
(C)       2 mols de C6H12O6.
(D)       3 mols de CaO.
(E)       6 mols de NaNO3.

6) Noni (Morinda citrifolia) é uma das plantas medicinais tradicionais mais importantes na Polinésia, sendo usada há mais de 2.000 anos. Dessa planta, é isolado um composto, o damnacanthal, que vem sendo estudado devido à sua atividade anticancerígena.

Observe abaixo a estrutura desse composto.

Assinale a alternativa que apresenta as funções orgânicas presentes na estrutura do damnacanthal.
(A)       ácido carboxílico, aldeído, éter e álcool
(B)       aldeído, cetona, éster e fenol
(C)       ácido carboxílico, aldeído, éster e fenol
(D)       ácido carboxílico, cetona, éter e álcool
(E)       aldeído, cetona, éter e fenol
7) A reação catalítica de hidrogenação de alcenos é uma reação muito importante em escala industrial. Estudos recentes apontam que as baterias de níquel-hidreto metálico (NiMH) descartadas podem ser transformadas em catalisadores de hidrogenação de alcenos muito eficientes.
Observe a figura abaixo, que representa esse processo. Nela, R1 e R2 são dois grupos alquila lineares.

Assinale a alternativa correta quanto à reação de hidrogenação.
(A)    A geometria dos carbonos que sofrem a reação passa de trigonal plana para linear.
(B)    Se no lugar de R2 houvesse um átomo de hidrogênio, o produto obtido teria um carbono quiral.
(C)    Quando R1 for diferente de R2, dois isômeros geométricos (cis e trans) serão formados.
(D)    Quando R1¹ R2 ¹ CH3, dois isômeros ópticos serão formados.
(E)    O fato de a reação de hidrogenação necessitar de um catalisador implica que ela é uma reação endotérmica.

8 ) Considere os três pares de compostos mostrados abaixo.

1.  n-butano e 2-metilpropano
2.  álcool etílico e éter dimetílico
3.  dietilcetona e 2-etil-1-buteno
Assinale a alternativa que apresenta os três compostos de maior ponto de ebulição de cada par.
(A)       n-butano, álcool etílico e dietilcetona
(B)       n-butano, álcool etílico e 2-etil-1-buteno
(C)       2-metilpropano, álcool etílico e 2-etil-1-buteno
(D)       2-metilpropano, éter dimetílico e 2-etil-1-buteno
(E)       2-metilpropano, éter dimetílico e dietilcetona

9) O biodiesel pode ser produzido através de reações denominadas de transesterificação, genericamente representadas como

Éster I  +  Álcool I  ®  Éster II  +  Álcool II
Na situação apresentada a seguir, os triacilgliceróis de ácidos graxos de origem vegetal reagem com um álcool I na presença de um catalisador, produzindo um álcool II e os respectivos ésteres de ácido graxo, que constituem o biodiesel.
(Onde R = grupo orgânico alifático de cadeia normal, longa, saturada ou insaturada.)
Os álcoois I e II envolvidos nessa reação são, respectivamente,
(A)       o metanol e o glicerol.
(B)       o etanol e o glicerol.
(C)       o metanol e o etanol.
(D)       o glicerol e o metanol.
(E)       o glicerol e o etanol.
10) A partir da aplicação da lei de Hess, pode-se estimar que cada grama de carboidrato ou de proteína libera aproximadamente 4 kcal de energia na sua combustão, ao passo que cada grama de gordura libera 9 kcal.
Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações que seguem, relativas à termoquímica da nutrição.
(   )     O consumo de um quindim que contenha cerca de 5 g de proteína, 40 g de carboidratos e 15 g de gordura fornece mais de 300 kcal ao organismo.
(   )     O consumo de 100 g de um alimento que contenha gordura e carboidratos, como o chocolate, fornece mais calorias ao organismo do que o consumo de 100 g de um alimento que contenha somente gorduras ou somente carboidratos.
(   )    A conversão dos carboidratos em CO2 e H2O no organismo processa-se em várias etapas, liberando mais energia do que a combustão direta.
A seqüência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
(A)       V – F – V.
(B)       V – V – F.
(C)       V – F – F.
(D)       F – V – V.
(E)       F – V – F.
Respostas: 1C, 2C, 3C, 4B, 5B, 6E, 7D, 8A, 9B e 10C.

Prova de 2010 de Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

|


Geografia é uma matéria muitas vezes deixada em segundo plano pelos estudantes.
Mas como todo detalhe é importante para construir uma aprovação evite seguir esse errado hábito.
Aproveite e treine seus conhecimentos com a prova de Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) do ano de 2010.

1) Um geógrafo precisa representar uma porção da superfície terrestre de 10 km de largura por 20 km de comprimento numa folha de papel de 22 cm por 44 cm.
Qual escala permite representar de forma adequada e legível essa superfície numa folha dessas dimensões?
(A)       1:10.000.
(B)       1:25.000.
(C)       1:50.000.
(D)       1:250.000.
(E)       1:500.000.

2) Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do enunciado abaixo, na ordem em que aparecem.

A urbanização promove alterações no ciclo hidrológico, por reduzir a infiltração no solo. O volume de água que deixa de infiltrar permanece na superfície, …….. o escoamento superficial. As vazões máximas …….. . Com a redução da infiltração, …….. o nível do lençol freático.
(A)       aumentando  –  aumentam  –  diminui
(B)       aumentando  –  aumentam  –  aumenta
(C)       diminuindo    –  diminuem   –  diminui
(D)       diminuindo    –  aumentam  –  diminui
(E)       aumentando  –  diminuem   –  aumenta
3) Observe o mapa de climas do Brasil e os três climogramas que seguem.
Assinale a correspondência correta entre as localidades A, B e C assinaladas no mapa e os climogramas I, II e III.
(A)       A (I)     –  B (II)     –  C (III)
(B)       A (II)    –  B (III)    –  C (I)
(C)       A (III)   –  B (I)      –  C (II)
(D)       A (II)    –  B (I)      –  C (III)
(E)       A (III)   –  B (II)     –  C (I)
Instrução:  As questões 04 e 05 estão relacionadas ao texto abaixo.
O sistema de alerta baseado em satélites do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) detectou 498 km2 de desmatamentos na Amazônia Legal por corte raso ou degradação progressiva, em agosto de 2009. Desse total, 301 km2 foram registrados no Pará.
A cada quinzena, os dados são enviados ao IBAMA, responsável pela fiscalização das áreas. O sistema indica tanto áreas de corte raso.–.quando os satélites detectam a completa retirada da floresta nativa – quanto áreas classificadas como degradação progressiva, que revelam o processo de desmatamento na região.
Adaptado de: .
4) Considere as seguintes afirmações sobre o processo de exploração econômica da Amazônia e a questão ambiental.
I – A derrubada da floresta contribui para o aumento da precipitação na região amazônica.
II – A derrubada da floresta contribui para o avanço e a consolidação da caatinga.
III – A exploração econômica atual compromete a sustentabilidade da Floresta Amazônica.
Quais estão corretas?
(A)       Apenas I.
(B)       Apenas II.
(C)       Apenas III.
(D)       Apenas II e III.
(E)       I, II e III.

5) Considere as seguintes afirmações sobre a Amazônia Legal.

I – Ela foi estabelecida na década de 1960 para permitir que fossem aplicadas políticas públicas para o desenvolvimento da região.
II – O principal objetivo de sua criação foi a preservação da Floresta Amazônica.
III – Ela compreende os estados da Região Norte e os da Região Centro-Oeste.
Quais estão corretas?
(A)       Apenas I.
(B)       Apenas II.
(C)       Apenas III.
(D)       Apenas II e III.
(E)       I, II e III.
6) Observe a figura abaixo, usada em recentes manifestações ambientalistas.
Essa imagem expressa uma crítica
(A)  ao aumento de exportação de carne e madeira para a China.
(B)  à transformação de florestas em pastagens.
(C)  aos investimentos norte-americanos na megassivilcultura no Brasil.
(D)  ao binômio criação de gado e florestas cultivadas.
(E)  às restrições impostas pela fome na África.
7) Assinale a alternativa que cita três países com grandes reservas de carvão mineral.
(A)       Brasil – Venezuela – Estados Unidos
(B)       Brasil – Venezuela – China
(C)       China – Estados Unidos – Rússia
(D)       China – Japão – Rússia
(E)       Venezuela – Japão – Rússia
8 ) Considere o enunciado abaixo e as três propostas para completá-lo.
O anunciado acordo militar entre Colômbia e Estados Unidos tem provocado preocupações na região amazônica brasileira em razão dos seus possíveis impactos sobre o
1 – combate ao narcotráfico na Colômbia.
2 – controle do movimento zapatista na região.
3 – desequilíbrio das forças militares na região.
Quais estão corretas?
(A)       Apenas 1.
(B)       Apenas 2.
(C)       Apenas 3.
(D)       Apenas 1 e 3.
(E)       1, 2 e 3.
9) Após a Segunda Guerra Mundial, a maioria dos países latino-americanos implementou políticas de industrialização por substituição de importações que tiveram resultados diversos.
Considere as seguintes afirmações sobre os efeitos que a implementação dessas políticas teve no Brasil.
I – Ela acelerou a migração campo-cidade.
II – Ela favoreceu a industrialização nas regiões Sudeste e Sul.
III – Ela reforçou o papel do Estado brasileiro nas políticas territoriais.
Quais estão corretas?
(A)       Apenas I.
(B)       Apenas II.
(C)       Apenas III.
(D)       Apenas II e III.
(E)       I, II e III.
10) A relação entre eventos meteorológicos e as características de ocupação do território resultou em catástrofes no estado de Santa Catarina em 2008.

Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) os fatores abaixo, conforme eles estejam ou não relacionados a essas catástrofes.
( )  Combinação de frentes frias vindas do sul e massas de ar quentes e úmidas vindas do norte do país.
( )  Influência da corrente marítima quente vinda do sul, conhecida como corrente das Malvinas.
( )  Expansão da ocupação humana nas áreas de risco no bioma Mata Atlântica.
( )  Chuvas torrenciais que geram deslizamentos de encostas.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
(A)       V  –  V –  F  –  V.
(B)       F  –  F  –  V –  F.
(C)       V  –  F  –  V –  V.
(D)       F  –  V –  F  –  F.
(E)       F  –  V –  V –  V.

Respostas: 1C, 2A, 3D, 4C, 5A, 6B, 7C, 8D, 9E e 10C.

MEC divulga datas do ENEM 2011/2012

|

 O Ministério da Educação (MEC) informou nesta sexta-feira que deve anunciar na próxima semana as datas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2011/2012. A edição deste ano será em outubro, provavelmente nos dias 22 e 23. A outra prova deve ser marcada para maio de 2012, nos dias 5 e 6.

Os técnicos do MEC trabalham nos últimos detalhes do edital que deverá ser publicado na próxima semana. Com uma prova marcada para o primeiro semestre de 2012, confirma-se a intenção do MEC em aplicar duas edições do Enem por ano.

Em 2009, o MEC deu início a um projeto de substituição dos vestibulares tradicionais pelo Enem. A partir do resultado da prova, os alunos se inscrevem no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e podem pleitear vagas em instituições públicas de ensino superior de todo o país.

No ano passado, foram ofertadas 83 mil vagas em 83 instituições, sendo 39 universidades federais. A participação no Enem também é pré-requisito para os estudantes interessados em uma bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni).

Os benefícios são distribuídos a partir do desempenho do candidato no exame e podem ser integrais ou parciais, dependendo da renda da família. Para participar do programa é necessário ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou em colégio privado com bolsa integral.

Em 2010, mais de 4 milhões de candidatos se inscreveram para participar do exame.

 

©2009 Só Vestibular | Template Blue by TNB