Inscrições no Sisu estarão abertas de 16 a 18 de janeiro para candidatos a 83 mil vagas

|

Estarão abertas de 16 a 18 de janeiro as inscrições do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para os candidatos a 83.125 vagas em 83 instituições públicas de educação superior. As vagas estão distribuídas em 39 universidades federais, 36 institutos federais de educação, ciência e tecnologia, dois centros federais de educação tecnológica (Cefet), cinco universidades estaduais e na Escola Nacional de Ciências Estatísticas (Ence).

A oferta representa aumento de 77% em relação à edição do primeiro semestre de 2010, quando 47 mil vagas foram abertas pelo sistema. O Sisu selecionará os candidatos por meio da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010. As regras de seleção serão as mesmas aplicadas no segundo semestre deste ano.

Biologia - Questões sobre Fotossíntese Resolvidas

|


A fotossíntese é o processo através do qual as plantas, seres autotróficos (seres que produzem seu próprio alimento) e alguns outros organismos transformam energia luminosa em energia química processando o dióxido de carbono (CO2), água (H2O) e minerais em compostos orgânicos e produzindo oxigênio gasoso (O2).

A equação simplificada do processo é a formação de glicose e libertação de oxigênio: 
6 H2O + 6 CO2 → 6O2 + C6H12O6.

Este é um processo do anabolismo, em que a planta acumula energia a partir da luz para uso no seu metabolismo, formando adenosina tri-fosfato, o ATP, a moeda energética dos organismos vivos.

A fotossíntese inicia a maior parte das cadeias alimentares na Terra. Sem ela, os animais e muitos outros seres heterotróficos seriam incapazes de sobreviver porque a base da sua alimentação estará sempre nas substâncias orgânicas proporcionadas pelas plantas verdes.
01. Escrevendo-se que durante a etapa fotoquímica da fotossíntese houve:

I. fotólise da água

II. redução do NADP a NADPH

III. fotofosforilação do ATP que passa a ADP

IV. desprendimento de oxigênio

Foi cometido erro:

a) na I e na II         b) na III apenas           c) na II e na III
d) na II, na III e na IV            e) na II apenas
Resposta: B

02. A equação que melhor representa a etapa fotoquímica da fotossíntese é:
a) CO2 + H2O ® (CH2O) + O2

b) 6 CO2 + H2O ® C6H12O6 + 6 O2

c) 2 H2O + 2 X ® 2 H2X + O2 (X – aceptor de hidrogênio)

d) C6H12O6 + 6 O2 ® 6 CO2 + 6 H2O

e) CO2 + 2 H2O ® (CH2O) + H2O + O2

Resposta: C

03. (CESGRANRIO) O esquema representa um cloroplasto. A propósito desse esquema são feitas três afirmações:
I. É nas lamelas que se processa a fase luminosa da fotossíntese.
II. É no estroma que se processa a síntese final da glicose.
III. A seta 1 indica gás carbônico e a seta 2, oxigênio.
Assinale:
a) se somente I for verdadeira
b) se somente I e II forem verdadeiras
c) se somente II e III forem verdadeiras
d) se somente I e III forem verdadeiras
e) se I, II e III forem verdadeiras
Resposta: B
04. Na fotossíntese, há separação da água em seus componentes (oxigênio e hidrogênio) e posterior formação de carboidratos, por ligação do hidrogênio com o dióxido de carbono. Sabe-se que a cada molécula de carboidrato que se forma, libertam-se 6 moléculas do oxigênio. Sabe-se, também, que todo o oxigênio libertado provém da água. Diante disso, diga qual é a equação que representa a fotossíntese:
a) 6 CO2 + 6 H2O ­® C6H12O6 + 6 O2
b) C6H12O6 + 6 O2 ­® 6 CO2 + 6 H2O
c) 6 CO2 + 12 H2O ­® C6H12O6 + 6 H2O + 6 O2
d) C6H12O6 + 6 H2O + 6 O2 ® 6 CO2 + 12 H2O
e) C6H12O6 + 6 O2 ­® 2 C6H12O6 + 2 CO2
Resposta: C

05. A fotossíntese libera para a atmosfera:
a) o oxigênio oriundo da água;
b) o oxigênio proveniente do gás carbônico;
c) o gás carbônico proveniente da respiração;
d) o vapor d’água absorvido pela luz;
e) o gás carbônico e o oxigênio provenientes da respiração.
Resposta: A
06. Em uma experiência sobre fotossíntese, acrescentou-se ao meio onde viviam clorofíceas unicelulares, uma substância que inibe a redução das coenzimas NADP. Que letra da tabela indica os resultados prováveis dessa experiência?
CONSUMO DE CO2
LIBERAÇÃO DE O2
a)
inalterado
inalterado
b)
diminui
aumenta
c)
cessa
cessa
d)
inalterado
cessa
e)
cessa
inalterado

 
Resposta: E

07. Durante a fase fotoquímica da fotossíntese formam-se duas substâncias transportadoras de energia: NADPH2 e ATP. A energia desses compostos será utilizada na fase química do processo, para formação do açúcar a partir do dióxido de carbono. A produção de ATP e NADPH2 ocorre por processo, respectivamente, de:
a) fotólise e hidrólise
b) oxidação e redução
c) transaminação e descarboxilação
d) oxirredução e oxirredução
e) fotofosforilação e redução
Resposta: E

08. (UFGO) Na fotossíntese, ocorrem vários fenômenos importantes, com exceção de:

a) absorção de luz pelas clorofilas e conversão de energia luminosa em energia química;
b) redução de CO2 pelos hidrogênios provenientes da água;
c) libertação de O2 proveniente da lise do dióxido de carbono;
d) síntese de ATP, utilizando-se luz;
e) fotofosforilação e redução.
Resposta: C

09. (FUVEST) O gás carbônico e o oxigênio estão envolvidos no metabolismo energético das plantas. Acerca desses gases pode-se dizer que:
a) o oxigênio é produzido apenas à noite;
b) o oxigênio é produzido apenas durante o dia;
c) o gás carbônico é produzido apenas à noite;
d) o gás carbônico é produzido apenas durante o dia;
e) o oxigênio e o gás carbônico são produzidos dia e noite.

Resposta: B

10. (FUND. CARLOS CHAGAS) Considere as seguintes etapas da fotossíntese:

I. redução do NADP
II. fotólise da água
III. síntese de glicose
IV. participação do CO2 na fase puramente química.

A ordem em que ocorrem essas etapas é:

a) I – II – III – IV
b) II – I – IV – III
c) II – IV – I – III
d) II – I – III – IV
e) IV – III – II – I
Resposta: B

Todos que farão novamente o Enem já foram avisados, diz Inep

|

Todos os cerca de três mil alunos que vão fazer as novas provas do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) na quarta-feira já foram avisados sobre o local onde devem se apresentar, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O prazo para o Ministério da Educação (MEC) avisar os estudantes prejudicados por erros de impressão nas provas amarelas do Enem e que têm direito a fazer o novo teste termina hoje. Os participantes do Enem 2010 podem conferir sua identificação para reaplicação da prova no site http://sistemasenem2.inep.gov.br/localdeprova, utilizando CPF e senha, informou o Inep.

Segundo o instituto, os alunos foram comunicados por e-mail, mensagem por celular e telefone. Os estudantes receberão, após a prova, declaração de comparecimento para justificar eventual ausência em compromissos. O edital com a lista dos municípios onde serão aplicadas as provas está no Diário Oficial da União de ontem. São cerca de 200 cidades – o Distrito Federal ficou de fora.

O Inep, entidade ligada ao MEC, identificou pelo menos 2.817 estudantes (menos de 0,1% do total) que, por algum motivo, não substituíram as provas com problemas de impressão e poderão prestar o novo exame.

Agência Estado

MEC descarta cancelamento de nova prova do Enem

|

A nova prova do Enem, marcada para o dia 15 de dezembro, não será cancelada após a confirmação do vazamento do tema da redação do exame aplicado em novembro, informou o ministério da Educação.


Segundo o site Estadão, a instituição considera o incidente, registrado em Remanso-BA, um fato isolado, porque o vazamento de informações se restringiu ao texto motivador da redação.

Vazamento de informações

A Polícia Federal confirmou na noite desta terça-feira, por meio de uma nota publicada em seu portal na internet, a suspeita de vazamento da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Uma professora da cidade de Remanso, na Bahia, que participou da aplicação da prova, teve acesso ao título de um texto da redação durante abertura do caderno de provas ampliado cerca de duas horas antes do início do exame.

Ela e o marido foram indiciados por violação de sigilo funcional. A pena pode chegar a seis anos de prisão.

Em depoimento, a professora confessou que, depois de folhear rapidamente o caderno, ligou para o marido, repassando o que havia lido: “O Trabalho e Escravidão”. No entanto, este era um título de um texto motivador da redação, já que o tema efetivo da prova era “O Trabalho na Construção da Dignidade Humana”.

TRF derruba liminar que determinava nova prova do Enem

|


O presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, no Recife, Luiz Alberto Gurgel de Faria, derrubou a liminar que assegurava a realização de uma nova prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a todos os candidatos prejudicados por falhas. A decisão cabe recurso. Segue, portanto, o entendimento do Ministério da Educação (MEC) de fazer uma nova prova apenas para os casos notificados nas atas das salas.
Expedida pela juíza federal Karla Maia, da 7ª Vara do Ceará, a liminar assegurava o direito de refazer o exame a todos os estudantes que se sentiram prejudicados pelos erros de impressão do caderno amarelo ou pela inversão dos cabeçalhos nos cartões de resposta do Enem.
Na decisão, o presidente do TRF ressaltou que a alteração do cronograma fixado pelo MEC implicaria em atraso na conclusão do Enem, que prejudica a utilização das notas pelas instituições de Ensino Superior na seleção de ingresso dos novos alunos.
O magistrado alegou que o julgamento do “efetivo prejuízo sofrido pelos candidatos” não pode ficar “à mercê da vontade dos mesmos”. Faria afirmou ainda que a decisão traz “insegurança jurídica para milhões de jovens atônitos (e suas famílias) à espera da definição das respectivas situações escolares”.

AGU protocola recurso contra liminar que garante reaplicação do Enem a todos os prejudicados

|


A Advocacia-Geral da União (AGU) protocolou hoje (18) no Tribunal Regional Federal da 5ª Região recurso contra a liminar que garante o direito à reaplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a todos os candidatos prejudicados por falhas.
O Ministério da Educação (MEC) pretendia reaplicar as provas apenas para um grupo de alunos que receberam o caderno de prova amarelo que não continha todas as 90 questões por um erro de montagem.
Entretanto, uma decisão da Justiça Federal no Ceará ampliou o direito de refazer o exame a todos os alunos que tenham sido prejudicados pela troca dos cabeçalhos das provas no cartão de respostas.
A AGU já havia manifestado que a medida adotada pelo ministério – de reparar somente os estudantes “eventualmente” prejudicados – é justa e assegura o direito dos alunos.
Agência Brasil

AGU entra com recurso contra decisão que suspendeu Enem

|

A Advocacia-Geral da União (AGU) protocolou na tarde desta quinta-feira na 7ª Vara da Justiça Federal do Ceará documento com informações técnicas sobre os erros verificados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2010. A intenção é que a juíza Karla de Almeida Miranda Maia, que determinou a suspensão da prova e da divulgação dos gabaritos, reconsidere sua decisão.

O exame foi aplicado no último fim de semana a 3,3 milhões de estudantes. No sábado, participantes reclamaram de erros na impressão da folha de respostas e da prova amarela.

No documento, a AGU defende a capacidade do governo de realizar uma nova prova apenas para os cerca de 2 mil alunos – que receberam o caderno de provas amarelo com erros – sem ferir a isonomia entre os candidatos.

Consulte via internet o seu local de prova do Enem 2010

|

O site do Inep liberou a consulta aos locais de prova. Para saber onde será o seu teste, tenha em mãos o seu CPF e senha. Clique aqui e acesse o site do Enem.

A procura pelo Enem teve mais de 4 milhões de inscritos.

O prazo para o envio do cartão de confirmação de inscrição ao domicíilo dos candidatos termina hoje. Caso você não tenha recebido ou esteja com dúvidas quanto ao andamento da seleção, entre em contato com o Inep pelo telefone 0800 616161.

As provas ocorrem nos dias 6 e 7 de novembro e os resultados serão divulgados até 15 de janeiro.

Simulador do Vestibular Online 3

|

Esta prova conta com uma questão de cada disciplina e abrange 10 matérias: biologia, física, química, matemática, história, geografia, português, literatura, espanhol e inglês.

Clique na imagem abaixo para entrar no Simulador


P.S.: Está prova foi desenvolvida pelo grupo RBS e professores do Universitário.

Inep ainda não assinou contrato para realizar o Enem

|

O curto tempo de planejamento no ano passao foi apontado como um dos percalços que culminaram no vazamento da prova

A três meses da realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010, marcado para os dias 6 e 7 de novembro, o contrato com as empresas que organizarão a prova ainda não foi assinado. Sem o acordo formal, Cespe/UnB e Fundação Cesgranrio - que aplicarão o Enem - não podem iniciar nenhuma atividade, como a contratação de fiscais e examinadores. A gráfica também permanece em processo de licitação. Mesmo assim, o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Joaquim Soares Neto, garante: tudo está de acordo com o cronograma.

Soares Neto ainda não tem data fechada para a assinatura do contrato, mas estima que ela ocorra até o dia 20 deste mês - a exatos 76 dias do exame. Em 2009, o curto tempo de planejamento e execução do Enem foi apontado como um dos percalços que desembocaram no vazamento da prova - depois que o jornal O Estado de S. Estado alertou o Ministério da Educação (MEC), o exame foi adiado. Prova disso é que a Cesgranrio, que sempre organizou o Enem, desistiu de participar da licitação por considerar que não haveria mais "tempo hábil".

A saída da Cesgranrio do processo ocorreu 77 dias antes da data marcada para o exame. De acordo com Soares Neto, só restam detalhes em relação ao orçamento do contrato.

— Digo com toda tranquilidade que tudo está dentro do prazo, no tempo necessário para um processo seguro e sem atropelo — diz Neto.

Segundo ele, a certeza do sucesso em relação aos prazos vem do modelo adotado para a organização. As atividades serão distribuídas e não ficarão centralizadas nas empresas, ao contrário do ano passado, em que o consórcio era responsável por todas as etapas, da impressão à correção. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo .

O Inep esclarece a respeito das informações sobre os inscritos no Enem de 2007, 2008 e 2009

|

Informações estavam disponíveis em endereço reservado para Instituições de Ensino Superior e Secretarias de Educação

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) esclareceu em nota publicada na manhã desta quarta-feira sobre o vazamento na internet de dados sigilos de inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Conforme o instituto, os dados estavam disponíveis, em área reservada do site, apenas para Instituições de Ensino Superior (IES) e Secretarias de Educação.

Ainda de acordo com o Inep, as instituições deveriam utilizar as informações em seus processos seletivos e se comprometiam a não divulgá-las. O acesso era feito em endereço específico e mediante solicitação de senha.

O vazamento de informações atingiu um total de 12 milhões de inscritos nas três últimas edições do Exame (2007, 2008 e 2009). Ficaram disponíveis dados como nome, RG, CPF, data de nascimento, nome da mãe e notas.

A direção do Inep se compromete a apurar as causas e os responsáveis pelo vazamento de dados. O Ministério da Educação (MEC) admite até uma possível demissão dos envolvidos. Segundo a nota do Inep, o endereço com informações sigilosas que foi tornado público já foi desativado.

Veja o conteúdo da nota:
"1. Os dados dos inscritos, armazenados no banco do instituto, eram colocados numa área reservada do site, com endereço específico, e liberados para as Instituições de Ensino Superior (IES) e Secretarias de Educação que solicitassem para utilização nos seus processos seletivos. Essas instituições se comprometiam a não divulgar os dados e teriam acesso mediante usuário e senha.
2. Tão logo informado que o endereço em área reservada havia se tornado público, o Inep fechou o endereço específico. 

3. A direção do Inep apura causas e responsabilidades que provocaram o ocorrido.
Assessoria de Imprensa do Inep/MEC"

Você se sente seguro com os constantes vazamentos de dados do ENEM??? Você acredita que atualmente o ENEM é conduzido de maneira correta e idônea pelo INEP e pelo MEC??? Aproveite e deixe sua opinião sobre essa série de escândalos em nossos comentários. Aguardamos sua participação!!!

Revista Forum Estudante Guia Prático do Estudante 2009/2010

|

 

©2009 Só Vestibular | Template Blue by TNB