Questão Exemplo do ENEM 2009 - Ciências Humanas (comentada)

|

Mais uma questão-modelo divulgada pelo Inep/MEC e seu respectivo comentário, dessa vez da área de Ciências Humanas e suas tecnologias.




Disponível em: http: 49.jpg="" charge="" figuras="" www.filosofia.com.br="".
Acesso em: 26 mar. 2009.

“Eu não vou mais precisar de muita força, vou usar todas as que tenho agora” – ele pensou. E ele se lembrou das moscas que rebentam suas perninhas ao tentarem escapar do mata-moscas.
KAFKA, Franz. O processo. Porto Alegre: L&PM Pocket, 2007. p. 258. (Fragmento).


O Controle Social pode ser tomado como um conjunto de penalidades e aprovações, chamadas também de sanções. Estas são aplicadas aos indivíduos pela sociedade para assegurar a conformidade das condutas aos modelos estabelecidos. A imagem e o texto destacam aspectos relativos
(A) à garantia de liberdade coletiva pelo uso da força.
(B) aos anseios idealistas utópicos perante as convenções sociais.
(C) à natureza imitadora da maioria dos indivíduos diante das instituições sociais.
(D) à possibilidade de reação e reversão de processos condicionantes.
(E) às relações de poder presentes nas sociedades.

Comentário: A questão aborda a habilidade de comparar diferentes pontos de vista, presentes em textos analíticos e interpretativos, sobre situação ou fatos de natureza histórico-geográfica acerca das instituições sociais, políticas e econômicas.
Tanto a charge quanto o texto fazem alusão a um poder maior (na charge, a máquina, que pode ser comparada, por inferência, aos mecanismos de poder social; no texto, o mata-moscas, igualmente comparável) que visa à conformação do indivíduo à organização maior, bem como à sua exclusão em caso de insubmissão ou de transgressão. Resposta certa letra E.
Ainda com dúvidas???? Não perca tempo: Contrate agora uma aula individual e esclareça suas dúvidas. Contato pelo e-mail sovestibular@gmail.com

Questão Exemplo do ENEM 2009 - Interpretação de Textos (comentada)

|

Ainda com dúvidas???? Não perca tempo: Contrate agora uma aula individual e esclareça suas dúvidas. Contato pelo e-mail sovestibular@gmail.com



De acordo com a história em quadrinhos protagonizada por Hagar e seu filho Hamlet, pode-se afirmar que a postura de Hagar


a) valoriza a existência da diversidade social e de culturas, e as várias representações e explicações desse universo.
b) desvaloriza a existência da diversidade social e as várias culturas, e determina uma única explicação para esse universo.
c) valoriza a possibilidade de explicar as sociedades e as culturas a partir de várias visões de mundo.
d) valoriza a pluralidade cultural e social ao aproximar a visão de mundo de navegantes e não-navegantes.
e) desvaloriza a pluralidade cultural e social, ao considerar o mundo habitado apenas pelos navegantes.

Comentário: Observe que a última afirmação de Hagar é parcial, tendo em vista basear-se tão somente em um dos segmentos que estabeleceu a teoria por ele citada. Resposta correta é Letra D.

Questão Exemplo do ENEM 2009 - Sufixos (comentada)

|

Ainda com dúvidas???? Não perca tempo: Contrate agora uma aula individual e esclareça suas dúvidas. Contato pelo e-mail sovestibular@gmail.com


Instrução: as questões de números 01 e 02 referem-se à charge acima:


01. Sobre a linguagem de Chico Bento e de seu pai, pode-se afirmar que:
a) contém erros que evidenciam os reflexos do mau uso da língua pelos meios de comunicação.
b) demonstra ignorância acerca das classes gramaticais do português.
c) representa a variedade rural do português brasileiro falado.
d) é reflexo do péssimo ensino do português nas escolas.
e) é um modo de se comunicar totalmente inaceitável em qualquer região do Brasil, independentemente do nível de instrução formal do falante.

Comentário: A charge utiliza a variedade linguística falada em determinadas regiões do Brasil (por exemplo, localidades de Minas Gerais), a qual é válida, pois, além de atender à função precípua da língua – comunicação -, constitui uma das variantes existentes no português do Brasil. Alternativa correta letra C.


02. Se Chico Bento chamasse seu pai de “paizinho”, poderíamos afirmar que o substantivo denotaria:
a) tamanho.
b) ironia.
c) ênfase.
d) afetividade.
e) elogio.

Comentário: O sufixo “-inho”, além de denotar tamanho pequeno,
coloquialmente, pode exprimir afeto ou intensidade (Mora pertinho.). Resposta certa letra D

Questão Exemplo do ENEM 2009 - Interpretação de Textos (comentada)

|

Finalmente está chegando a hora do ENEM e temos agora as últimas oportunidades para rever alguns conceitos que aprendemos durante nossa jornada estudantil. Esta questão aborda interpretação de texto. Aproveite as últimas oportunidades para testar os seus conhecimentos e bom trabalho


Banho de mar é energizante?
Embora não existam comprovações científicas, muitos especialistas acreditam que os banhos de mar tragam benefícios à saúde. “A água marinha, composta por mais de 80 elementos químicos, alivia principalmente as tensões musculares, graças à presença de sódio em sua composição, por isso pode ser considerada energizante”, afirma a terapeuta Magnólia Prado de Araújo, da Clínica Kyron Advanced Medical Center, de São Paulo. “Além disso, as ondas do mar fazem uma massagem no corpo que estimula a circulação sanguínea periférica, e isso provoca aumento da oxigenação das células”, diz Magnólia. Existe até um tratamento, chamado talassoterapia (do grego thalasso, que significa mar), surgido em meados do século 9 na Grécia, que usa a água do mar como seu principal ingrediente. Graças à presença de cálcio, zinco, silício e magnésio, a água do mar é usada para tratar doenças como artrite, osteoporose e reumatismo. Já o sal marinho, rico em cloreto de sódio, potássio e magnésio, tem propriedades cicatrizantes e antissépticas. Todo esse conhecimento, no entanto, carece de embasamento científico. “Não conheço nenhum trabalho que trate desse tema com seriedade, mas intuitivamente creio que o banho de mar gera uma sensação de melhora e bem-estar”, diz a química Rosalinda Montoni, do Instituto Oceanográfico da USP.
Revista Vida Simples.
Qual das afirmações a seguir pode ser depreendida do texto acima?
a) As propriedades cicatrizantes do sal marinho fazem do banho de mar um remédio eficaz na cura de infecções.
b) Para incluir o banho de mar em um tratamento, é necessário que antes se comprovem cientificamente suas propriedades medicinais.
c) A talassoterapia usa o banho de mar no tratamento de diversos problemas de saúde.
d) Embora o banho de mar proporcione bem-estar, não há certeza de que ele tenha propriedades curativas.
e) As propriedades terapêuticas atribuídas ao banho de mar são fruto de crendice, uma vez que não foram comprovadas cientificamente.

Comentário: Observe a expressão “Embora não existam comprovações científicas, muitos especialistas acreditam que os banhos de mar tragam benefícios à saúde.” Dela podemos deduzir que a resposta certa é letra D.

Ainda com dúvidas???? Não perca tempo: Contrate agora uma aula individual e esclareça suas dúvidas. Contato pelo e-mail sovestibular@gmail.com

Exercícios de Lançamento Horizontal

|

Segue agora uma lista de exercícios de lançamento horizontal, para que vocês exercitem um pouco deste assunto muito importante nos mais diversos vestibulares do Brasil. Não esqueça de deixar o seu comentário sobre o que achou do grau de dificuldade dos exercícios, assim podemos traçar um perfil dos leitores do site, e cada vez fornecer um material mais compatível com a nescessidade de todos vocês. Bom estudo e grande abraço ^^


01. Um projétil é lançado com velocidade inicial de intensidade igual a 50 m/s. A trajetória faz na origem um ângulo de 37° com a horizontal. As intensidades da velocidade e da aceleração no ponto mais alto da trajetória são:
Dados: sen 37° = 0,60; cos 37° = 0,80; g = 10 m/s2
Despreza-se o efeito do ar.

a) v = 40 m/s; a = zero;
b) v = zero; a = zero;
c) v = 40 m/s; a = 10 m/s2;
d) v = 30 m/s; a = zero;
e) v = zero; a = 10 m/s2.

RESPOSTA: C

02. Em um local onde o efeito do ar é desprezível e g = 10 m/s2 um nadador salta de um trampolim de 12m de altura e atinge a água a uma distância de 6,0 m, medida horizontalmente da borda do trampolim, em um intervalo de tempo de 2,0s. A velocidade do nadador no instante do salto tem intensidade igual a:

a) 3,0 m/s
b) 4,0 m/s
c) 1,0 m/s
d) 5,0 m/s
e) 7,0 m/s

RESPOSTA: D

03. (UECE) Num lugar em que g = 10 m/s2, lançamos um projétil com a velocidade de 100 m/s e formando com a horizontal um ângulo de elevação de 30°. A altura máxima será atingida após:

a) 3s
b) 4s
c) 5s
d) 10s
e) 15s

RESPOSTA: C

04. (FEI) Um projétil é lançado a partir do solo, com velocidade de intensidade v0 = 100 m/s. Quando retorna ao solo, sua distância ao ponto de lançamento (alcance) é de 1000 m. A menor velocidade do projétil durante seu movimento é aproximadamente:

a) zero;
b) 100 m/s
c) 87 m/s
d) 70 m/s
e) 50 m/s

RESPOSTA: D

05. Ganhou destaque no voleibol brasileiro a jogada denominada "jornada nas estrelas", na qual a bola arremessada de um lado da quadra sobe cerca de 20 m de altura antes de chegar ao adversário do outro lado. Quanto tempo, em segundos, a bola permanece no ar? Adote g = 10 m/s2 e não considere o efeito do ar.

a) 20
b) 10
c) 5,0
d) 4,0
e) 2,0

RESPOSTA: D

06. No exato instante em que o revólver é acionado, no esquema da figura, a pessoa inicia uma queda livre vertical a partir do repouso. Desprezando-se resistência e empuxo do ar, considerando o campo de gravidade uniforme e desejando-se que o
projétil atinja o coração da pessoa, escolha a posição conveniente para o cano do revólver:


a) I
b) II
c) III
d) IV
e) V

RESPOSTA: C

07. (UNIP) Um atirador aponta um fuzil diretamente para um pequeno pássaro parado no alto de uma árvore.



Não se considera afeito do ar e admite-se o campo de gravidade uniforme. No exato instante em que o projétil é disparado, o pássaro inicia um movimento de queda livre, a partir do repouso. Supondo que o alcance horizontal do projétil seja maior que D, assinale a opção correta:

a) a trajetória do projétil será retilínea e ele passará acima do pássaro;
b) a trajetória do projétil será parabólica (em relação ao solo) e o projétil certamente atingirá o pássaro;
c) a trajetória do projétil será parabólica (em relação ao solo) e o projétil passará abaixo do pássaro;
d) a trajetória do projétil será parabólica (em relação ao solo) e o projétil passará acima do pássaro;
e) a trajetória do projétil será parabólica (em relação ao solo) e o projétil não atingirá o pássaro.

RESPOSTA: B

08. (UNIP) Em uma região onde o efeito do ar é desprezível e o campo de gravidade é uniforme, dois projéteis A e B são lançados a partir de uma mesma posição de um plano horizontal. O intervalo de tempo decorrido, desde o lançamento até o retorno ao solo horizontal, é chamado de tempo de vôo.

Sabendo que os projéteis A e B atingem a mesma altura máxima H e foram lançados no mesmo instante, podemos concluir que:

a) os projéteis foram lançados com velocidades de mesma intensidade;
b) as velocidades dos projéteis no ponto mais alto da trajetória são iguais;
c) os ângulos de tiro (ângulo entre a velocidade de lançamento e o plano horizontal) são complementares;
d) a cada instante os projéteis A e B estavam na mesma altura e o tempo de vôo é o mesmo para os dois;
e) durante o vôo, os projéteis têm aceleração diferentes.

RESPOSTA: D

09. (CESGRANRIO) Para bombardear um alvo, um avião em vôo horizontal a uma altitude de 2,0 km solta uma bomba quando a sua distância horizontal até o alvo é de 4,0 km. Admite-se que a resistência do ar seja desprezível. Para atingir o mesmo alvo, se o avião voasse com a mesma velocidade, mas agora a uma altitude de apenas 0,50 km, ele teria que soltar a bomba a uma distância horizontal do alvo igual a:

a) 0,25 km
b) 0,50 km
c) 1,0 km
d) 1,5 km
e) 2,0 km

RESPOSTA: E

10. (ITA) Um avião de bombardeio voa a uma altitude de 320 m com uma velocidade de 70 m/s e surpreende uma lancha torpedeira viajando a 20 m/s na mesma direção e sentido do avião. A que distância horizontal atrás da lancha o avião deve lançar a bomba para atingi-la? Adote g = 10m . s-2.

a) 560 m
b) 160 m
c) 400 m
d) 2 100 m
e) 600 m

RESPOSTA: C


Caso ainda tenha ficado com dúvidas sobre os exercícios da lista acima, lembre-se que você pode contratar uma aula com um de nossos professores especializados no assunto, via webcam/MSN e ter os esclarecimentos que precisa. Quer saber mais? Entre em contato pelo e-mail:



sovestibular@gmail.com

Questão Exemplo ENEM 2009- Duas Pontes (comentada)

|

Mais uma questão exemplo do ENEM 2009 . fornecida pelo INEP/MEC, comentada para vocês. Não perca seu tempo e vá correndo testar seus conhecimentos e bom trabalho galera... ;D



Em determinada comunidade, a Associação de Amigos do Bairro decidiu montar um parque para as crianças em mutirão de trabalhos nos fins de semana. Uma das propostas é construir uma ponte de cordas a partir de dois suportes de madeira. Acima, estão os dois projetos apresentados para essa construção:

O projeto que deve ser escolhido é
a) Projeto 1, porque vai consumir bem menos madeira.
b) Projeto 1, porque a estrutura é mais rígida e mais segura.
c) Projeto 2, porque a estrutura é mais rígida e mais segura.
d) Projeto 2, porque vai consumir bem menos madeira.
e) Qualquer um deles, porque oferecem a mesma segurança, e o gasto de
madeira é similar.

Comentário: As alternativas A, D e E estão incorretas pois não temos como comparar as quantidades de madeira necessárias para desenvolver cada um dos projetos (lembrem que não foram apresentadas medidas em nenhum dos desenhos, ok!?).
Já a alternativa B está errada por sua estrutura quadrangular ter maior possibilidade de sofrer deformações e, portanto, mais fraca. A alternativa C então é a correta, pois a estrutura triangular é rígida e fornece melhor sustentação.

Ainda com dúvidas????
Contrate uma explicação individual com um de nossos professores pelo e-mail:sovestibular@gmail.com

Questão Exemplo do ENEM 2009, sobre Declarações Históricas.(comentada)

|

Questão Exemplo do ENEM 2009, sobre Declarações Históricas. Teste seus conhecimentos e só depois confira o resultado. Bom trabalho!!! ;)

A seguir são apresentadas declarações de duas personalidades da História do Brasil a respeito da localização da capital do país, respectivamente um século e uma década antes da proposta de construção de Brasília como novo Distrito Federal.

Declaração I: José Bonifácio
Com a mudança da capital para o interior, fica a Corte livre de qualquer assalto de surpresa externa, e se chama para as províncias centrais o excesso de população vadia das cidades marítimas. Desta Corte central
dever-se-ão logo abrir estradas para as diversas províncias e portos de mar.
(Carlos de Meira Matos. Geopolítica e modernidade: geopolítica brasileira.)

Declaração II: Eurico Gaspar Dutra
Na América do Sul, o Brasil possui uma grande área que se pode chamar também de Terra Central. Do ponto de vista da geopolítica sul-americana, sob a qual devemos encarar a segurança do Estado brasileiro, o que precisamos fazer quanto antes é realizar a ocupação da nossa Terra Central, mediante a interiorização da Capital.
(Adaptado de José W. Vicentini. A Capital da geopolítica.)

Considerando o contexto histórico que envolve as duas declarações e comparando as idéias nelas contidas, podemos dizer que:
(A) ambas limitam as vantagens estratégicas da definição de uma nova capital a questões econômicas.
(B) apenas a segunda considera a mudança da capital importante do ponto de vista da estratégia militar.
(C) ambas consideram militar e economicamente importante a localização da capital no interior do país.
(D) apenas a segunda considera a mudança da capital uma estratégia importante para a economia do país.
(E) nenhuma delas acredita na possibilidade real de desenvolver a região central do país a partir da mudança da capital.



Comentário: Preste atenção aos textos, no primeiro texto cita "assalto de surpresa externa" e "abrir estradas para as diversas províncias e portos de mar". Já no segundo texto "realizar a ocupação da nossa Terra Central". Com isto podemos concluir que a resposta certa é a de letra C, já que nela é considerada militar e economicamente importante a localização da capital no interior do país.
Caso ainda tenha dúvidas contrate uma aula individual via webcam/MSN pelo e-mail:


sovestibular@gmail.com

Exercícios De Biologia Resolvidos

|

Neste post estamos trazendo 12 Exercícios de Biologia Resolvidos. Aproveitem para exercitar seus conhecimentos e bom trabalho. Caso fique com dúvidas pode contratar uma aula individual via webcam/MSN com um de nossos porfessores especializados. Contato pelo e-mail:

sovestibular@gmail.com

01) "Todo ser vivo origina-se de outro preexistente."
A frase acima se refere à:
a) hipótese da geração espontânea.
b) hipótese da panspermia.
c) hipótese autotrófica.
d) teoria da biogênese.
e) teoria dos coacervados.


Alternativa D

É esse o enunciado da Teoria da Biogênese.


02) "Nas(os) ____(I)____ das células eucariontes ocorre o processo de ____(II)____. Nesse processo, nutrientes reagem com ____(III)____ liberando ____(IV)____ que é armazenada nas moléculas de ____(V)____ para ser utilizada nos diferentes processos do metabolismo celular."
Assinale a alternativa que contem os termos que completam, correta e respectivamente, a afirmação acima.
a) mitocôndrias, respiração celular, oxigênio, energia, ATP.
b) mitocôndrias, fermentação, oxigênio, água, proteínas.
c) mitocôndrias, fotossíntese, oxigênio, energia, ATP.
d) cloroplastos, fotossíntese, oxigênio, gás carbônico, glicose.
e) cloroplastos, respiração celular, oxigênio, água, glicose.


Alternativa A

Essa alternativa contém os termos que completam corretamente o enunciado.


03) Uma célula animal e uma célula vegetal foram colocadas em água destilada. Após um determinado tempo foram observadas ao microscópio, constatando-se que:
a) as células animal e vegetal haviam estourado, porque ambas são hipotônicas em relação à água destilada.
b) a célula animal estava túrgida, e a célula vegetal, plasmolisada, porque a água destilada é hipertônica em relação às células.
c) a célula animal havia estourado, e a célula vegetal encontrava-se túrgida, porque a água destilada é hipotônica em relação às células.
d) as células animal e vegetal estavam plasmolisadas, porque ambas são hipertônicas em relação à água destilada.
e) as células animal e vegetal não se modificaram, porque ambas são isotônicas em relação à água destilada.


Alternativa C

A água destilada é, seguramente hipotônica em relação a qualquer solução, consequentemente, qualquer célula ali colocada mostrará uma tendência de receber água. O equilíbrio é, nesse caso, impossível - a solução intracelular nunca terá a mesma "concentração" da água destilada. A célula animal aumentará de volume até a ruptura - a célula vegetal terá um menor aumento de volume, ficará túrgida, e a parede celular impedirá a ruptura da célula.


04) Afirma-se que o transporte de água pela planta depende:
I. da evaporação da água pelas folhas.
II. da força de adesão existente entre a coluna de água e as paredes dos tubos xilemáticos.
III. da força de coesão existente entre as moléculas de água formando uma coluna líquida contínua.

É correto o que se afirmou em


a) III, apenas. b) I e II, apenas.
c) I e III, apenas. d) II e III, apenas.
e) I, II e III.

Alternativa E

As forças consideradas significativas, na maioria das plantas, para explicar a subida da água pelos vasos do xilema são: 1) a sucção que ocorre a partir da transpiração das folhas (afirmativa I) e 2) a coesão entre as moléculas de água (afirmativa III), o que evita o rompimento da coluna líquida.
Outras forças podem ser significativas em certas plantas, como a pressão da raiz e até o fenômeno da capilaridade tem participação.
A mencionada força de adesão (afirmativa II) também pode ser considerada como auxiliar do processo.


05) Diversos animais apresentam peças esqueléticas no interior do corpo. Fala-se, nesses casos, em endoesqueleto.
São animais que apresentam endoesqueleto:
a) entre os vertebrados, apenas aves e mamíferos.
b) os vertebrados de forma geral, os poríferos, os equinodermos.
c) répteis, aves, mamíferos e artrópodes de maneira geral.
d) apenas os vertebrados.
e) insetos, poríferos e equinodermos.


Alternativa B

Os vertebrados (peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos) têm endoesqueleto, assim como os poríferos (espículas calcáreas ou silicosas) e os equinodermos (esqueleo calcáreo sub-epidérmico). Os artrópodes (dentre eles os insetos), tem exoesqueleto de quitina e outras substâncias.


06) Sobre o sistema nervoso é correto afirmar:
a) o cerebelo é o principal centro integrador entre o sistema nervoso e o sistema endócrino.
b) o hipotálamo é responsável pela manutenção da postura corporal, mantendo o equilíbrio.
c) o caminho do arco-reflexo no sentido estímulo-resposta é: neurônio motor - medula espinhal - neurônio sensitivo.
d) o sistema nervoso periférico autônomo ou visceral tem por função controlar a atividade do sistema digestivo, cardiovascular, excretor e endócrino.
e) as atividades do sistema nervoso periférico voluntário ou somático são inconscientes.


Alternativa D

O SNA (Sistema Nervoso Autônomo) controla as atividades dos sistemas mencionados, entre outras.


07) ..."injetam-se, em um animal de grande porte, doses sucessivas e crescentes de um antígeno contra o qual se deseja obter anticorpos. Posteriormente, de amostras de sangue do animal, são extraídos estes anticorpos"...
O texto se refere ao método utilizado para a produção de
a) vacina.
b) microorganismo atenuado.
c) soro.
d) hormônio.
e) interferon.


Alternativa C

O texto descreve o método utilizado na produção de soro, usado em situações de emergência, em que não há tempo do sistema imunológico produzir anticorpos.


08) Bactérias são organismos microscópicos, unicelulares, procariotos, encontrados praticamente em todos os ambientes.
Afirma-se:
I. Bactérias saprófitas são importantes organismos decompositores de matéria orgânica morta.
II. São doenças bacterianas: cólera, difteria, pneumonia, lepra, tuberculose, tétano e disenteria bacilar.
III. Esporos são células resistentes formadas quando as condições de alimento para as bactérias são favoráveis.

Está correto o que se afirmou em


a) I, apenas. b) II e III, apenas.
c) I e III, apenas. d) I e II, apenas.
e) I, II e III.

Alternativa D

I. Correta. (Embora alguns façam a distinção entre bactérias saprófitas, que seriam aquelas que se alimentam de matéria orgânica sem provocar sua decomposição, e bactérias decompositoras, que promovem a putrefação da matéria orgânica morta.)
II. Correta.
III. Errada. Os esporos são formas de resistência de bactérias expostas a situações adversas, como a falta de alimento.



09) A hemofilia é uma anomalia genética determinada por gene recessivo e ligado ao sexo.
Se um casal que não apresenta hemofilia tiver um filho hemofílico, a probabilidade de ter outros filhos com a mesma doença é
a) nula.
b) de 100% dos filhos homens.
c) de 100% das filhas mulheres.
d) de 50% dos filhos de ambos os sexos.
e) de 50% dos filhos homens.


Alternativa E

Se um casal de não hemofílicos teve um filho hemofílico, a única possibilidade é:






Fazendo o quadro de cruzamento do casal temos:


XHY x XHXh
XH Xh
XH XHXH XHXh
Y XHY XhY

Resultado: As filhas têm 100% de chance de não serem hemofílicas. Os filhos homem têm 50% de chance de não serem hemofílicos.


10) O Projeto Genoma Humano, iniciado em 1990 e parcialmente concluído em 2001, tem por objetivo determinar
a) a seqüência de nucleotídeos dos 22 autossomos e 2 cromossomos sexuais que formam o genoma humano e identificar todos os genes da espécie humana.
b) a seqüência de nucleotídeos dos 46 cromossomos que formam o genoma humano e identificar só os genes que causam doenças no homem.
c) os nucleotídeos que só ocorrem na espécie humana e identificar as bases nitrogenadas presentes nos mesmos.
d) a seqüência de nucleotídeos e a localização dos genes envolvidos nos tipos mais comuns de câncer.
e) os nucleotídeos que só ocorrem nos cromossomos sexuais e identificar os genes causadores de doenças sexualmente transmissíveis.


Alternativa A

Essa alternativa enuncia os objetivos do Projeto Genoma Humano. O genoma humano é formado por 22 autossomos e um cromosso sexual. Como há dois tipos de cromossomo sexual (X ou Y) foi feito o seqenciamento dos dois.


11) A ação da seleção natural sobre as populações biológicas pode ser de três tipos diferentes:
I. favorecimento de apenas um dos fenótipos extremos, diferente do que representa a média da população.
II. favorecimento do fenótipo intermediário em detrimento dos fenótipos extremos.
III. favorecimento dos fenótipos extremos, em detrimento do fenótipo intermediário.

Os tipos I, II e III são, respectivamente:
a) seleção estabilizadora, sexual e disruptiva.
b) seleção estabilizadora, direcional e disruptiva.
c) seleção direcional, estabilizadora e disruptiva.
d) seleção direcional, sexual e estabilizadora.
e) seleção sexual, direcional e disruptiva.


Alternativa C

A questão pedia três dos tipos de seleção natural.
(ver comentário)


12) A derrubada da floresta virgem e as queimadas têm sido uma prática utilizada na agricultura.
Sobre essa técnica agrícola é correto afirmar que
a) com o passar dos anos as queimadas freqüentes não diminuem a fertilidade do solo.
b) é uma prática barata que causa impactos para as espécies que serão cultivadas.
c) é uma prática que diminui o risco de as lavouras serem atacadas por pragas.
d) é uma prática que diminui o risco de o solo ser assoreado.
e) é uma prática que gera lucros apenas a longo prazo.


Alternativa B

Essa primitiva técnica agrícola destrói completamente o equilíbrio ecológico do local, o que traz conseqüências danosas para a vegetação que ali será cultivada.

Questão Exemplo ENEM 2009 - Ordem de Grandeza (comentada)

|

Hoje nossa questão exemplo para a preparação para o ENEM 2009, fornecida pelo INEP/MEC é da área de Matemática.
É uma questão muito simples e que exige apenas algumas contas. Com certeza vocês não terão dificuldade em achar a resposta certa. Claro que não deverão usar calculadora durante este teste, ok?
Então bom estudo a todos e a todas!!! ;)

A evolução da luz: as lâmpadas LED já substituem com grandes vantagens a velha invenção de Thomas Edison.
A tecnologia do LED é bem diferente das lâmpadas incandescentes e das fluorescentes.

A lâmpada LED é fabricada com material semicondutor semelhante ao usado nos chips de computador. Quando percorrido por uma corrente elétrica, ele emite luz. O resultado é uma peça muito menor, que consome menos energia e tem uma durabilidade maior. Enquanto uma lâmpada comum tem vida útil de 1.000 horas e uma fluorescente de 10.000 horas, a LED rende entre 20.000 e 100.000 horas de uso ininterrupto.
Há um problema, contudo: a lâmpada LED ainda custa mais caro, apesar de seu preço cair pela metade a cada dois anos. Essa tecnologia não está se tornando apenas mais barata. Está também mais eficiente, iluminando mais com a mesma quantidade de energia.
Uma lâmpada incandescente converte em luz apenas 5% da energia elétrica que consome. As lâmpadas LED convertem até 40%. Essa diminuição no desperdício de energia traz benefícios evidentes ao meio ambiente.
A evolução da luz. Veja, 19 dez. 2007. Disponível em: http://veja.abril.com.br/191207/p_118.shtml
Acesso em: 18 out. 2008.

Considerando que a lâmpada LED rende 100 mil horas, a escala de tempo que melhor reflete a duração dessa lâmpada é o:
(A) dia.
(B) ano.
(C) decênio.
(D) século.
(E) milênio.


Comentário: A resolução desta questão é extremamente simples. A questão estipula que devemos considerar que esta lâmpada LED deve ter vida de 100.000 horas. Dividindo esse valor por 24 (número de horas em um dia) obtemos 4166,66 dias. Após dividimos esse valor por 365 (número de dias por ano) e obtemos o valor aproximado de 11,4 anos. Considerando as alternativas, a que melhor se encaixa em nossa ordem de grandeza é decênio (10 anos). Alternativa correta é letra C.
Se você teve dificuldade com esta ou outra questão qualquer, contrate um atendimento individual (via msn/webcam) e esclareça todas as suas dúvidas com um de nossos professores. Contato através do e-mail: sovestibular@gmail.com. Até a próxima e mantenha sempre os estudos em alta!!!!

Questão Exemplo do ENEM 2009 - Pirâmide Etária (comentada)

|

Hoje nas questões exemplo do ENEM 2009 vamos resolver uma questão que trata da pirãmide etária brasileira e suas modificações nas últimas décadas. E lembre-se: tente resolver a questão primeiro antes de conferir o comentário. Assim você poderá fazer uma avaliação de sua capacidade de identificar as alternativas corretas. Bom trabalho e continue estudando!!! ;)

O envelhecimento populacional está mudando o perfil da pirâmide etária brasileira. Até 1980, a pirâmide era larga na base e afunilada no pico; atualmente, tem base mais estreita e formato menos afunilado. A projeção da transição demográfica apresentada na figura a seguir comprova essa tendência.

Com base nos dados acima, analise as seguintes afirmativas.
I. Até 1980, predominavam, no Brasil, as crianças e os jovens; na atualidade, existe a tendência de crescimento da população de adultos e idosos, fato que obriga o Poder Público a rever as prioridades dos investimentos sociais no País.
II. A desaceleração no crescimento da população, a queda da fertilidade, o aumento na proporção de idosos e na população urbana – uma tendência global – colocam o Brasil entre as nações desenvolvidas.
III. O aumento do número de idosos, associado ao menor número de nascimentos, corrobora a necessidade de investimentos em creches e escolas de educação básica, já que o percentual da população jovem tende a zero.
IV. A tendência atual do envelhecimento da população brasileira gerou a necessidade de rever o sistema previdenciário, que ainda tinha como referência uma realidade antiga, em que o percentual de idosos era menor.
Estão corretas apenas as afirmativas:
a) II e III.
b) I e II.
c) I e IV.
d) II e IV.
e) I e III.


Comentário:
Perceba que a primeira alternativa está correta, o próprio enunciado da questão demonstra isto. Já a segunda afirmativa está errada, pois não podemos considerar o Brasil um país desenvolvido APENAS por estas características. A terceira afirmativa também se mostra absurda, já que aumentando o número de idosos, devemos ter um maior investimento voltado para esta faixa etária, e não para a população jovem. Já a quarta afirmativa está correta, pois com o envelhecimento da população o governo deve dar uma atenção maior para o sistema previdenciário. com isso podemos concluir que a alternativa correta é a letra C, I e IV. Ainda está com dúvidas??? Não perca tempo e contrate uma aula individual por MSN e esclareça todas as suas dúvidas. Contato pelo e-mail: sovestibular@gmail.com

 

©2009 Só Vestibular | Template Blue by TNB