Fraude causa cancelamento do ENEM no próximo final de semana

|

Prova é roubada e MEC decide cancelar Exame nesse fim de semana


O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) teve a prova, que seria aplicada nesse fim de semana, cancelada, graças a um suposto vazamento do exame. O anuncio veio nessa madrugada, após confirmação do ministro da Educação, Fernando Haddad. A descoberta veio após o jornal O Estado de S. Paulo ter alertado Haddad sobre a suposta quebra de sigilo na prova.

O Ministério da Educação (MEC) disse, em nota divulgada nesta quinta-feira (1), que "já tomou providências" junto à Polícia Federal e ao Ministério da Justiça para apurar quem vazou a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que iria acontecer neste final de semana, mas foi cancelada. A nova prova, segundo o MEC, deve acontecer em 30 ou 45 dias. Segundo a nota o Inep já possui uma segunda prova e deve anunciar a nova data nos próximos dias, depois de reorganizar a logística.

De acordo com o MEC, os alunos serão informados pelo correio, pelo celular e pela internet quando a nova data e os locais forem confirmados. As provas foram adiadas agora, diz a nota do ministério, por motivos de segurança.



Ainda segundo a nota, em razão do adiamento, o resultado final das provas, inicialmente previsto para o dia 8 de janeiro, deve atrasar em cerca de um mês.

Veja trechos da entrevista do Ministro na Rádio Gaúcha.

— A Polícia Federal está entrando na investigação não só para pegar os responsáveis, mas garantir que não aconteça novamente — afirmou o ministro.

— Isso é caso de cadeia. Não se pode furtar uma prova, torná-la pública e prejudicar a vida educacional do país — acrescentou.

Haddad se reuniu na manhã de hoje com o ministro da Justiça Tarso Genro para alinhar as investigações sobre o caso. O ministro acha estranho o fato de um exemplar do exame ter saído do local da impressão sem ninguém ter visto, uma vez que o local possui câmeras.

— Eu vou falar agora pela manhã com o ministro Tarso Genro, que está nos apoiando nesse processo todo. Eu tenho a esperança que essas pessoas sejam rapidamente identificadas, até porque foram muito amadoras no contato com os jornalistas do jornal — definiu o ministro.

O Enem seria aplicado neste final de semana para 4,1 milhões de pessoas. Haddad disse que há uma nova prova pronta para ser distribuída aos Estados. Entretanto, o tempo para impressão prejudica sua aplicação na data marcada. A expectativa é de que o novo exame seja feito em 45 dias. Apesar do infortúnio, o ministro comemorou.

— Fico feliz de não terem feito a prova. Quem está inscrito, basta aguardar a nova prova. Que aproveite este tempo para estudar mais e aguarde as instruções para a nova data.

0 comentários:

Postar um comentário

 

©2009 Só Vestibular | Template Blue by TNB