Questão Exemplo do ENEM 2009 - Interpretação de Textos (comentada)

|

Finalmente está chegando a hora do ENEM e temos agora as últimas oportunidades para rever alguns conceitos que aprendemos durante nossa jornada estudantil. Esta questão aborda interpretação de texto. Aproveite as últimas oportunidades para testar os seus conhecimentos e bom trabalho


Banho de mar é energizante?
Embora não existam comprovações científicas, muitos especialistas acreditam que os banhos de mar tragam benefícios à saúde. “A água marinha, composta por mais de 80 elementos químicos, alivia principalmente as tensões musculares, graças à presença de sódio em sua composição, por isso pode ser considerada energizante”, afirma a terapeuta Magnólia Prado de Araújo, da Clínica Kyron Advanced Medical Center, de São Paulo. “Além disso, as ondas do mar fazem uma massagem no corpo que estimula a circulação sanguínea periférica, e isso provoca aumento da oxigenação das células”, diz Magnólia. Existe até um tratamento, chamado talassoterapia (do grego thalasso, que significa mar), surgido em meados do século 9 na Grécia, que usa a água do mar como seu principal ingrediente. Graças à presença de cálcio, zinco, silício e magnésio, a água do mar é usada para tratar doenças como artrite, osteoporose e reumatismo. Já o sal marinho, rico em cloreto de sódio, potássio e magnésio, tem propriedades cicatrizantes e antissépticas. Todo esse conhecimento, no entanto, carece de embasamento científico. “Não conheço nenhum trabalho que trate desse tema com seriedade, mas intuitivamente creio que o banho de mar gera uma sensação de melhora e bem-estar”, diz a química Rosalinda Montoni, do Instituto Oceanográfico da USP.
Revista Vida Simples.
Qual das afirmações a seguir pode ser depreendida do texto acima?
a) As propriedades cicatrizantes do sal marinho fazem do banho de mar um remédio eficaz na cura de infecções.
b) Para incluir o banho de mar em um tratamento, é necessário que antes se comprovem cientificamente suas propriedades medicinais.
c) A talassoterapia usa o banho de mar no tratamento de diversos problemas de saúde.
d) Embora o banho de mar proporcione bem-estar, não há certeza de que ele tenha propriedades curativas.
e) As propriedades terapêuticas atribuídas ao banho de mar são fruto de crendice, uma vez que não foram comprovadas cientificamente.

Comentário: Observe a expressão “Embora não existam comprovações científicas, muitos especialistas acreditam que os banhos de mar tragam benefícios à saúde.” Dela podemos deduzir que a resposta certa é letra D.

Ainda com dúvidas???? Não perca tempo: Contrate agora uma aula individual e esclareça suas dúvidas. Contato pelo e-mail sovestibular@gmail.com

0 comentários:

Postar um comentário

 

©2009 Só Vestibular | Template Blue by TNB