Questão Exemplo do ENEM 2009, sobre Declarações Históricas.(comentada)

|

Questão Exemplo do ENEM 2009, sobre Declarações Históricas. Teste seus conhecimentos e só depois confira o resultado. Bom trabalho!!! ;)

A seguir são apresentadas declarações de duas personalidades da História do Brasil a respeito da localização da capital do país, respectivamente um século e uma década antes da proposta de construção de Brasília como novo Distrito Federal.

Declaração I: José Bonifácio
Com a mudança da capital para o interior, fica a Corte livre de qualquer assalto de surpresa externa, e se chama para as províncias centrais o excesso de população vadia das cidades marítimas. Desta Corte central
dever-se-ão logo abrir estradas para as diversas províncias e portos de mar.
(Carlos de Meira Matos. Geopolítica e modernidade: geopolítica brasileira.)

Declaração II: Eurico Gaspar Dutra
Na América do Sul, o Brasil possui uma grande área que se pode chamar também de Terra Central. Do ponto de vista da geopolítica sul-americana, sob a qual devemos encarar a segurança do Estado brasileiro, o que precisamos fazer quanto antes é realizar a ocupação da nossa Terra Central, mediante a interiorização da Capital.
(Adaptado de José W. Vicentini. A Capital da geopolítica.)

Considerando o contexto histórico que envolve as duas declarações e comparando as idéias nelas contidas, podemos dizer que:
(A) ambas limitam as vantagens estratégicas da definição de uma nova capital a questões econômicas.
(B) apenas a segunda considera a mudança da capital importante do ponto de vista da estratégia militar.
(C) ambas consideram militar e economicamente importante a localização da capital no interior do país.
(D) apenas a segunda considera a mudança da capital uma estratégia importante para a economia do país.
(E) nenhuma delas acredita na possibilidade real de desenvolver a região central do país a partir da mudança da capital.



Comentário: Preste atenção aos textos, no primeiro texto cita "assalto de surpresa externa" e "abrir estradas para as diversas províncias e portos de mar". Já no segundo texto "realizar a ocupação da nossa Terra Central". Com isto podemos concluir que a resposta certa é a de letra C, já que nela é considerada militar e economicamente importante a localização da capital no interior do país.
Caso ainda tenha dúvidas contrate uma aula individual via webcam/MSN pelo e-mail:


sovestibular@gmail.com

0 comentários:

Postar um comentário

 

©2009 Só Vestibular | Template Blue by TNB