Questão Exemplo do ENEM 2009 - Pirâmide Etária (comentada)

|

Hoje nas questões exemplo do ENEM 2009 vamos resolver uma questão que trata da pirãmide etária brasileira e suas modificações nas últimas décadas. E lembre-se: tente resolver a questão primeiro antes de conferir o comentário. Assim você poderá fazer uma avaliação de sua capacidade de identificar as alternativas corretas. Bom trabalho e continue estudando!!! ;)

O envelhecimento populacional está mudando o perfil da pirâmide etária brasileira. Até 1980, a pirâmide era larga na base e afunilada no pico; atualmente, tem base mais estreita e formato menos afunilado. A projeção da transição demográfica apresentada na figura a seguir comprova essa tendência.

Com base nos dados acima, analise as seguintes afirmativas.
I. Até 1980, predominavam, no Brasil, as crianças e os jovens; na atualidade, existe a tendência de crescimento da população de adultos e idosos, fato que obriga o Poder Público a rever as prioridades dos investimentos sociais no País.
II. A desaceleração no crescimento da população, a queda da fertilidade, o aumento na proporção de idosos e na população urbana – uma tendência global – colocam o Brasil entre as nações desenvolvidas.
III. O aumento do número de idosos, associado ao menor número de nascimentos, corrobora a necessidade de investimentos em creches e escolas de educação básica, já que o percentual da população jovem tende a zero.
IV. A tendência atual do envelhecimento da população brasileira gerou a necessidade de rever o sistema previdenciário, que ainda tinha como referência uma realidade antiga, em que o percentual de idosos era menor.
Estão corretas apenas as afirmativas:
a) II e III.
b) I e II.
c) I e IV.
d) II e IV.
e) I e III.


Comentário:
Perceba que a primeira alternativa está correta, o próprio enunciado da questão demonstra isto. Já a segunda afirmativa está errada, pois não podemos considerar o Brasil um país desenvolvido APENAS por estas características. A terceira afirmativa também se mostra absurda, já que aumentando o número de idosos, devemos ter um maior investimento voltado para esta faixa etária, e não para a população jovem. Já a quarta afirmativa está correta, pois com o envelhecimento da população o governo deve dar uma atenção maior para o sistema previdenciário. com isso podemos concluir que a alternativa correta é a letra C, I e IV. Ainda está com dúvidas??? Não perca tempo e contrate uma aula individual por MSN e esclareça todas as suas dúvidas. Contato pelo e-mail: sovestibular@gmail.com

4 comentários:

Anônimo disse...

muito bom o exercício!

Anônimo disse...

nao gostei achei muito dificil

Anônimo disse...

Gostei muito.

Anônimo disse...

muito bom!

Postar um comentário

 

©2009 Só Vestibular | Template Blue by TNB