Questão Exemplo do ENEM 2009 - Ciências Humanas (comentada)

|

Mais uma questão-modelo divulgada pelo Inep/MEC e seu respectivo comentário, dessa vez da área de Ciências Humanas e suas tecnologias.




Disponível em: http: 49.jpg="" charge="" figuras="" www.filosofia.com.br="".
Acesso em: 26 mar. 2009.

“Eu não vou mais precisar de muita força, vou usar todas as que tenho agora” – ele pensou. E ele se lembrou das moscas que rebentam suas perninhas ao tentarem escapar do mata-moscas.
KAFKA, Franz. O processo. Porto Alegre: L&PM Pocket, 2007. p. 258. (Fragmento).


O Controle Social pode ser tomado como um conjunto de penalidades e aprovações, chamadas também de sanções. Estas são aplicadas aos indivíduos pela sociedade para assegurar a conformidade das condutas aos modelos estabelecidos. A imagem e o texto destacam aspectos relativos
(A) à garantia de liberdade coletiva pelo uso da força.
(B) aos anseios idealistas utópicos perante as convenções sociais.
(C) à natureza imitadora da maioria dos indivíduos diante das instituições sociais.
(D) à possibilidade de reação e reversão de processos condicionantes.
(E) às relações de poder presentes nas sociedades.

Comentário: A questão aborda a habilidade de comparar diferentes pontos de vista, presentes em textos analíticos e interpretativos, sobre situação ou fatos de natureza histórico-geográfica acerca das instituições sociais, políticas e econômicas.
Tanto a charge quanto o texto fazem alusão a um poder maior (na charge, a máquina, que pode ser comparada, por inferência, aos mecanismos de poder social; no texto, o mata-moscas, igualmente comparável) que visa à conformação do indivíduo à organização maior, bem como à sua exclusão em caso de insubmissão ou de transgressão. Resposta certa letra E.
Ainda com dúvidas???? Não perca tempo: Contrate agora uma aula individual e esclareça suas dúvidas. Contato pelo e-mail sovestibular@gmail.com

0 comentários:

Postar um comentário

 

©2009 Só Vestibular | Template Blue by TNB