Questão Exemplo ENEM 2009 - Emissões Mundiais de Gás Carbônico

|

Hoje estamos disponibilizando uma questão exemplo, que o MEC formulou, para o grupo de Ciências da natureza e suas tecnologias. A questão aborda as emissões mundiais de Gás Carbônico

A figura a seguir ilustra as principais fontes de emissões mundiais de gás carbônico, relacionando-as a nossas compras domésticas (familiares).

Com base nas informações da figura, é observado que as emissões de gás carbônico estão diretamente ligadas às compras domésticas. Deste modo, deduz-se das relações de produção e consumo apresentadas que
(A) crescimento econômico e proteção ambiental são políticas públicas incompatíveis.
(B) a redução da atividade industrial teria pouco impacto nas emissões globais de gás carbônico.
(C) os fluxos de carbono na biosfera não são afetados pela atividade humana, pois são
processos cíclicos.
(D) a produção de alimentos, em seu conjunto, é diretamente responsável por 17% das
emissões de gás carbônico.
(E) haveria decréscimo das emissões de gás carbônico se o consumo ocorresse em áreas mais próximas da produção.

Resposta:

Como era de se esperar a questão exige muito mais atenção e leitura, do que real conhecimento.

Um aluno menos atento poderia marcar rapidamente a letra D, associando a agricultura a produção de alimentos, mas estaria errado. A nossa produção de alimento envolve mais que um simples processo de plantio, mas boa parte do nosso alimento é pós processado, envolvendo obviamente processos industriais. Como na alternativa D cita-se "em seu conjunto", este valor obviamente é maior que 17%, o que elimina esta alternativa.

Será um "martírio" ter que comentar as alternativas A, B e C, já que estas são totalmente absurdas. Mas vamos lá:

A imcompatibilidade do Crescimento econômico e proteção ambiental (Alternativa A) jamais poderia ser considerada, pelo bem do que nos resta ainda de meio ambiente.

A letra B, também absurda, diz que uma redução da atividade industrial seria de pouco resultado. Óbvio que está redução diminuiria a emissão, claro que a um custo muito grande de conforto.

Na letra C, todos afetamos este processo, já que devido aos nossos consumos, aumentamos esta produção de CO2.

Por fim, vamos a alternativa correta, Letra E. A única entre estas que apresenta coerência. Observe que o imagem-gráfico mostra que 14% das emissões são oriundas dos transportes, ou seja, se a produção ocorresse em locais mais próximos, diminuiriamos os números destas emissões.

Esta questão aborda a habilidade 23 exigida pelo ENEM que é: avaliar possibilidades de geração, uso ou transformação de energia em ambientes específicos, considerando implicações éticas, ambientais, sociais e/ou econômicas.

Beleza gurizada!!! Espero que esta questão tenha ajudado e fique ligado que daqui a pouco já terá outra disponível. Ficou com dúvida nesta ou em outra questão, entre em contato através do e-mail sovestibular@gmail.com e contrate um atendimento individual, via msn. Até a próxima!!! ;D

0 comentários:

Postar um comentário

 

©2009 Só Vestibular | Template Blue by TNB