Questão exemplo do ENEM 2009 - Protocolo de Kyoto (comentada)

|

Entre as questões modelos fornecidas pelo INEP/MEC em sua página, escolhemos agora esta questão sobre o protocolo de Kyoto. Tente resolver a questão antes de conferir o comentário, fazendo assim um teste de seus conhecimentos. Boa sorte ;) .....

O Protocolo de Kyoto é um instrumento para implementar a Convenção das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas. Seu objetivo é que os países industrializados (com a exceção dos EUA que se recusam a participar do Acordo) reduzam (e controlem) até 2008-2012 as emissões de gases que causam o efeito estufa em aproximadamente 5% abaixo dos níveis registrados em 1990. (...)
Fonte: www.wwwf.org.br (sítio visitado em 27/05/2006)

5. Em relação ao protocolo destacado, assinale a alternativa em que se encontram as afirmações corretas quanto aos impactos ambientais associados ao aumento da temperatura média da Terra que impulsionaram a ratificação de tal relatório.

I. Os impactos do aquecimento global são evidentes desde a linha do Equador até os polos. Nas próximas cinco décadas, todo o gelo da Groelândia poderá desaparecer se forem mantidas as emissões atuais.

II. Além da elevação do nível do mar e do alagamento de áreas costeiras e ilhas, preveem-se ondas de calor e enchentes; ameaça aos ecossistemas das geleiras, recifes de corais, mangues, florestas tropicais e boreais, pradarias e savanas; a extinção de espécies animais e vegetais; perda de safras agrícolas; recifes de corais manchados pelo aumento na temperatura dos mares; plantas nos Alpes lutando para deslocar-se para locais mais altos e frescos.

III. Os danos econômicos associados ao aquecimento global já chegam a centenas de bilhões de dólares por ano, segundo avaliação de seguradoras de todo o mundo. O protocolo foi ratificado pelos países periféricos devido ao crescimento das secas e das enchentes em regiões agrícolas fundamentais para a segurança alimentar dos povos dos países pobres, o que poderá ampliar a miséria endêmica e as doenças relacionadas à fome.

IV. O aumento do nível do mar tem sido considerado como uma situação de catástrofe anunciada, já que a maior parte da população do planeta vive nos litorais dos principais oceanos da Terra, além do mais a redução da biodiversidade em importantes regiões do globo também está relacionada.

Quais estão corretas?

a) Apenas I e II.
b) Apenas II, III e IV.
c) Apenas I, III e IV.
d) Apenas I e IV.
e) I, II, III e IV.

Resposta Comentada - Na questão sobre o protocolo de Kyoto, é de fácil percepção que todas as alternativas estão corretas, conforme o texto do próprio protocolo. Assim a alternativa correta é a de letra E.
Se teve alguma dificuldade de entendimento, contrate uma aula individual, via msn/webcam, com um professor especializado no assunto, contato: sovestibular@gmail.com

0 comentários:

Postar um comentário

 

©2009 Só Vestibular | Template Blue by TNB