Exercícios de Química - Variados

|

Esse post vai em especial para o Éder Lucas dos Santos Santos, que pediu alguns exercícios de Química. Mas tão valendo pra todos!!!

Lembre-se que agora o Só Vestibular disponibiliza uma janela de contato direto!!!

Você pode ter todas as explicações que precisa, sanar completamente suas dúvidas, tudo isso sem precisar sair de casa!!!!

- Material Didático Exclusivo!!!
- Aulas Individuais (EXCLUSIVAS ON-LINE) via MSN, com professores especializados em pré-vestibular!!!
- Custo menor que os dos tradicionais cursos Pré-vestibulares!!!
- E tudo NO SEU PC!!!


Mais informações: sovestibular@gmail.com



01. Com a atual crise energética mundial, cresceu o interesse na utilização do H2 como combustível, devido à grande quantidade de energia liberada por grama na sua combustão. Contudo, os balanços energético e econômico envolvidos na utilização imediata desse combustível ainda são desfavoráveis. Analise a reação abaixo.

2H2(g) + O2(g) à 2 H2O(g) + 478 kJ

Assinale a alternativa correta.

A) A combustão de um mol de H2(g) consome ½ mol de O2(g), formando um mol de H2O(g), e liberando 239 kJ de calor.
B) A reação inversa, de decomposição de um mol de água, fornece quatro mols de átomos de hidrogênio.
C) A reação representativa do processo acima descrito envolve transferência de íons hidrogênio (H3O+).
D) Por serem espécies isoeletrônicas, hidrogênio e oxigênio reagem prontamente para formar água.
E) A quantidade de energia envolvida no processo descrito independe da quantidade de material consumido.

02. Considere a espécie química molecular hipotética XY2, cujos elementos X e Y possuem eletronegatividades 2,8 e 3,6, respectivamente. Experimentos de susceptibilidade magnética indicaram que a espécie XY2 é apolar.

Com base nessas informações, é correto afirmar que a estrutura e as ligações químicas da molécula XY2 são, respectivamente:

A) piramidal e covalentes polares.
B) linear e covalentes polares.
C) bipiramidal e covalentes apolares.
D) angular e covalentes apolares.
E) triangular e covalentes apolares.

03. Uma das estratégias da indústria cosmética na fabricação de desodorantes baseia-se no uso de substâncias que obstruem os poros da pele humana, inibindo a sudorese local. Dentre as substâncias utilizadas, inclui-se o sulfato de alumínio hexahidratado, Al2(SO4)3.6H2O. A configuração eletrônica correta do alumínio, tal como se encontra nessa espécie química, é:

A) idêntica à do elemento neônio
B) 1s22s22p63s23p1
C) idêntica a do íon Ca2+
D) 1s22s22p3
E) (1s22s22p6)2

04. O dióxido de nitrogênio (NO2) é um gás vermelho-marron, freqüentemente visível durante períodos de elevada poluição sobre as grandes cidades. O referido gás é formado pela reação entre o monóxido de nitrogênio, emitido como resíduo de processos industriais, e o oxigênio atmosférico:

2 NO( g ) + O2( g ) à 2 NO2 ( g )

Considerando as possíveis interpretações da equação química dada, assinale a alternativa correta.

A) Duas moléculas de NO reagem com um átomo de O2 para fornecer duas moléculas de NO2.
B) O coeficiente 2, em 2 NO, indica a participação de duas moléculas de nitrogênio e duas de oxigênio.
C) A equação balanceada indica que há uma correlação de dois mols de átomos de N para quatro mols de átomos de O nos reagentes.
D) A ausência de coeficiente para o O2 indica que o mesmo não participa efetivamente da reação.
E) A equação não está balanceada, pois existem duas moléculas de O2 nos produtos e somente uma nos reagentes.

05. Freqüentemente, os avanços tecnológicos são originados de descobertas científicas básicas. Por exemplo, a descoberta da bateria de lítio viabilizou o uso dos marca-passos cardíacos, possibilitando, assim, o prolongamento da vida humana sem, entretanto, ter sido concebida para tal. Dentre as vantagens das baterias de lítio, incluem-se sua pequena dimensão, baixo peso e elevado conteúdo energético. Considerando as semi-reações abaixo, para fins comparativos, assinale a alternativa correta.

Li+(aq) + e– à Li(s), Eo = – 3,05 V

Zn2+(aq) + 2e– à Zn(s), Eo = – 0,76 V

A) O zinco metálico é oxidado espontaneamente na presença do íon lítio.
B) O lítio metálico é um agente redutor mais forte do que o zinco metálico.
C) O íon lítio e o zinco metálico, em solução eletrolítica, formam uma célula galvânica.
D) O potencial padrão da redução de dois mols de íons Li+, é – 6,10 V.
E) Dentre os metais alcalinos, o lítio possui a mais elevada energia de ionização.

06. Dentre as diversas alternativas de uso da energia solar, os denominados “aquecimentos solares ativos” baseiam-se nos efeitos térmicos originados das reações químicas. Por exemplo, a reação reversível de formação do sulfato de sódio decahidratado pode ser usada para estocar energia solar. Em temperaturas acima de 32,3 oC, o sal hidratado absorve calor, liberando moléculas de água, formando solução concentrada do sal. Quando a temperatura cai abaixo de 32,3 oC, o sal é rehidratado e calor é liberado da reação reversa.

Na2SO4.10H2O(s) + calor à Na2SO4(aq) + 10H2O(l)

Na2SO4(aq) + 10H2O(l) à Na2SO4.10H2O(s) + calor

Assinale a alternativa correta.

A) A eficiência na troca de calor durante o processo será tanto maior quanto menores forem as variações de temperatura experimentadas, T2 – T1 (T2 > 32,3 oC > T1).
B) Em temperaturas acima de 32,3 oC, as ligações químicas H-O são quebradas liberando calor.
C) O calor envolvido nas reações origina-se da quebra das ligações Na-S, S-O e da formação das ligações do sal hidratado.
D) O processo reversível descrito é exotérmico em valores de temperatura acima de 32,3 oC, tornando-se endotérmico em temperaturas abaixo de 32,3 oC.
E) As variações de calor das reações originam-se da liberação ou da absorção de água da rede cristalina do sal.

07. Os dentes humanos são compostos essencialmente de carbonato de cálcio, CaCO3, e hidroxiapatita, [Ca10(PO4)6(OH)2]. Apesar de serem a composição do corpo humano de maior dureza, os dentes são atacados por ácidos, originando as cáries. Quando regularmente utilizadas, as pastas de dentes contendo íons fluoretos (F-) ocasionam a substituição dos íons hidroxilas da hidroxiapatita, formando a fluoroapatita [Ca10(PO4)6F2]. Essa substância apresenta maior dureza e é menos susceptível ao ataque ácido, tornando os dentes mais resistentes às cáries.

Assinale a alternativa que justifica corretamente os dados científicos relatados acima.

A) Dureza e acidez são consideradas, respectivamente, exemplos típicos de propriedades química e física das substâncias.
B) Os íons hidroxilas liberados da reação da hidroxiapatita com os íons fluoretos reagem com os íons carbonatos, formando o [CO3(OH)2].
C) Os íons fluoretos participam da molécula da fluoroapatita, através de ligações covalentes apolares com os átomos de cálcio.
D) Os íons fluoretos formam ligações iônicas mais fortes na estrutura cristalina da fluoroapatita, devido a sua elevada densidade de carga negativa.
E) Dentre os halogênios, o flúor possui a menor eletronegatividade, sendo, portanto, o mais reativo.

08. Os alvejantes são comumente constituídos de agentes oxidantes, que retiram elétrons dos materiais coloridos, transformando-os em outras substâncias incolores, normalmente solúveis em água. Por exemplo, na limpeza de uma peça de roupa branca manchada de iodo (cor púrpura), pode-se aplicar uma solução aquosa de tiossulfato de sódio (Na2S2O3), que originará produtos incolores e solúveis em água, conforme indicado abaixo.

I2 (s) + 2Na2S2O3 (aq) à 2NaI (aq) + Na2S4O6 (aq)

O valor aproximado do volume mínimo, em mL, de uma solução 1,0 M de Na2S2O3, necessário para reagir completamente com 2,54 g de I2, será:

A) 40
B) 10
C) 20
D) 0,01
E) 0,04

09. O monóxido de carbono (CO), um veneno metabólico, é incolor, inodoro e se apresenta no estado gasoso, à temperatura ambiente. Isto confere ao CO a denominação de “poluente imperceptível”. Quando inalado, o CO interfere no transporte de O2 no sangue, ao combinar-se com a hemoglobina, para formar a carboxihemoglobina.

Oxihemoglobina + CO(g) k1k–1 Carboxihemoglobina (aq) + O2(g)

Dado que a cinética da reação de formação da carboxihemoglobina é de primeira ordem em relação a cada um dos reagentes, assinale a alternativa correta.

A) A expressão que representa corretamente a lei de velocidade da reação inversa é v = k–1[carboxihemoglobina] / [O2], e k–1 é adimensional.
B) A lei de velocidade da reação direta é dada por v = k1[oxihemoglobina][CO], e as dimensões de k1 serão L×mol–1×s–1.
C) Quando os valores das concentrações iniciais da oxihemoglobina e do CO forem idênticos e diferentes de 1M, a expressão v = k1 representará corretamente a lei de velocidade da reação.
D) A reação descrita é dita de segunda ordem com relação aos reagentes, e a constante de velocidade k1 assume a dimensão L2×mol–2×s.
E) A etapa lenta da reação não é influenciada pelas concentrações da oxihemoglobina e de monóxido de carbono.

10. A temperatura normal de ebulição do 1-propanol, CH3CH2CH2OH, é 97,2 oC, enquanto o composto metoxietano, CH3CH2OCH3, de mesma composição química, entra em ebulição normal em 7,4 oC.

Assinale a alternativa que é compatível com esta observação experimental.

A) O mais elevado ponto de ebulição do 1-propanol deve-se principalmente às ligações de hidrogênio.
B) O 1-propanol e o metoxietano ocorrem no estado líquido, à temperatura ambiente.
C) Geralmente, os álcoois são mais voláteis do que os éteres, por dissociarem mais facilmente o íon H+.
D) Em valores de temperatura abaixo de 7,4 oC, a pressão de vapor do metoxietano é maior do que a pressão atmosférica.
E) Em valores de temperatura entre 7,4 e 96 oC, a pressão de vapor do 1-propanol é sempre maior do que a de igual quantidade do metoxietano.

11. Os aminoácidos são compostos orgânicos que, por condensação, originam as proteínas, biopolímeros essenciais aos processos vitais das células. O aminoácido (+) lisina (estrutura ao lado) apresenta, em solução aquosa, uma rotação óptica específicade + 13,5o (c 2, H2O).

Com base na análise estrutural, é correto afirmar que a molécula da (+) lisina tem:

A) um plano de simetria.
B) uma configuração S e não pode ser dextrogira.
C) um único carbono assimétrico com configuração R.
D) um único carbono assimétrico com configuração S.
E) uma configuração R e não pode ser levogira.

12. O íon cianeto (CN-), quando na forma de ácido cianídrico (HCN), é um agente tóxico, não somente originado dos sais iônicos utilizados em processos industriais, mas também naturalmente da hidrólise da “amigdalina”, substância presente em sementes de maçã, ameixa e pêssego. A partir dessa informação, considere o equilíbrio químico descrito abaixo
HCN(g) + H2O(aq) ⇄ CN- (aq) + H3O+ (aq); Ka = 1 x 10-10.
Assinale a alternativa correta.

A) A elevada acidez do HCN é destacada pelo valor de pKa = 10. Em soluções com valores de pH acima de 10, há o favorecimento da formação do HCN.
B) O HCN é considerado um ácido forte, e o valor de Ka justifica as mais elevadas concentrações de íons CN- e H3O+ comparativamente ao HCN, no equilíbrio.
C) O íon cianeto é uma base relativamente forte, razão pela qual reage prontamente com ácidos fracos ou fortes para formar o cianeto de hidrogênio.
D) O HCN é considerado um ácido fraco, que, em soluções com valores de pH muito abaixo de 10, ocorre majoritariamente na forma dissociada.
E) A baixa acidez relativa do HCN é ressaltada pelo modelo de Lewis, onde o íon CN- atua como um bom receptor de pares de elétrons sigma.

Esse recado é pra você, que está com medo da nova gripe H1N1... quer estudar sem sair de casa????

Lembre-se que agora o Só Vestibular disponibiliza uma janela de contato direto!!!

Você pode ter todas as explicações que precisa, sanar completamente suas dúvidas, tudo isso sem precisar sair de casa!!!!

- Material Didático Exclusivo!!!
- Aulas Individuais (EXCLUSIVAS ON-LINE) via MSN, com professores especializados em pré-vestibular!!!
- Custo menor que os tradicionais cursos Pré-vestibulares!!!
- E tudo NO SEU PC!!!


Mais informações: sovestibular@gmail.com

2 comentários:

Prof. Peixe disse...

Respostas: 1A - 2B - 3A - 4C - 5B - 6E - 7D - 8C - 9B - 10A - 11D - 12C

Unknown disse...

pq a 10 é A

Postar um comentário

 

©2009 Só Vestibular | Template Blue by TNB