Exercícios de Física Elétrica...

|

Física 21 - (Mackenzie-2007) Duas pequenas esferas eletrizadas com cargas idênticas (Q1 = Q2 = Q) interagem mutuamente no ar (ko = 9 . 109 N . m2/C2) quando estão separadas, uma da outra, cerca de 30,00 cm. Ao se dobrar a distância entre as esferas, a força de interação eletrostática tem intensidade 3,6 N. Cada uma dessas esferas está eletrizada com carga de
a) 6,0 μC
b) 12 μC
c) 18 μC
d) 24 μC
e) 36 μC
Física 22 - (Unemat-2007/1) As assertivas abaixo versam sobre Eletrodinâmica. Analise-as.I. Um fio de cobre é esticado de modo que seu comprimento quadruplica, enquanto o raio de sua seção transversal reduz à metade. Assim pode-se afirmar que sua resistência elétrica aumentou.II. Um resistor de resistência elétrica R dissipa uma potência elétrica P quando submetida à ddp U. Se Associarmos em série dois resistores com as mesmas características de R, e submeter à associação a mesma ddp U, então a potência dissipada em cada resistência será P/2.III. A resistência elétrica equivalente de dois resistores idênticos, associados em paralelo é igual à metade da resistência de cada resistor.IV. Considere um chuveiro elétrico ligado a uma fonte de ddp constante. Para se ter água menos aquecida, deve-se regular a sua resistência elétrica para valor maior.Assinale a alternativa CORRETA.
a) Somente as assertivas I e III são corretas.
b) A assertiva IV é incorreta.
c) Todas as assertivas são corretas.
d) Somente II é incorreta.
e) Somente III é correta.
Física 23 - (UFU-2007) Três cargas estão fixas em um semi-círculo de raio R que está centrado no ponto P, conforme ilustra figura a seguir.
Deseja-se colocar uma quarta carga q’ no ponto P, de modo que essa fique em repouso. Supondo que a carga q’ tenha o mesmo sinal de q, o valor do ângulo para que a carga q’ fique em repouso deverá ser:
Nenhuma das alternativas anteriores.

Física 24 - (Mackenzie-2007) No circuito elétrico ilustrado ao lado, tem-se um amperímetro ideal A que indica 500 mA, quando a chave K está ligada no ponto B.

Ao se ligar a chave no ponto D, a energia elétrica adquirida pelo capacitor é de

a) 5 . 10– 9 J

b) 10 . 10– 9 J

c) 15 . 10– 9 J

d) 20 . 10– 9 J

e) 25 . 10– 9 J

Física 25 - (UFMG-2007) Uma bobina condutora, ligada a um amperímetro, é colocada em uma região onde há um campo magnético , uniforme, vertical, paralelo ao eixo da bobina, como representado nesta figura: Essa bobina pode ser deslocada horizontal ou verticalmente ou, ainda, ser girada em torno do eixo PQ da bobina ou da direção RS, perpendicular a esse eixo, permanecendo, sempre, na região do campo. Considerando-se essas informações, é CORRETO afirmar que

a) o amperímetro indica uma corrente elétrica quando a bobina é deslocada horizontalmente, mantendo-se seu eixo paralelo ao campo magnético.

b) deslocada verticalmente, mantendo-se seu eixo paralelo ao campo magnético.

c) girada em torno do eixo PQ.

d) girada em torno da direção RS.

e) nenhuma das alternativas anteriores.

Física 26 - (UFMT-2006/2) Pode-se afirmar que as estações do ano terrestre ocorrem devido

a) à oscilação do eixo terrestre.

b) à conservação do momento angular da Terra.

c) às diferentes distâncias da Terra ao Sol.

d) à variação da quantidade de energia emitida pelo Sol.

e) à variação da velocidade de translação da Terra em torno do Sol.

Física 27 - (UFG-2008) Um aparelho elétrico apresenta as seguintes condições de uso: 120 V, 50 Hz e 2400 W. Ao ser utilizado pela primeira vez, foi ligado em 240 V, ignorando-se suas especificações.

a) Esse aparelho “queimou” porque a corrente da rede era contínua.

b) potência dissipada pelo aparelho foi 4800 W.

c) resistência do aparelho duplicou.

d) freqüência do aparelho duplicou.

e) corrente que entrou no aparelho foi de 40 A.

Física 28 - (Unemat-2007/2) Considere o circuito elétrico abaixo:Após o fechamento da chave, a d.d.p. e a carga no capacitor C valem respectivamente:

a) 37,5 Volts e 1,25 µC

b) 12,5 Volts e 1,25 µC

c) 25 Volts e 2,5 µC

d) 37,5 Volts e 2,5 µC

e) N.d.a.

Física 29 - (Fuvest-2007) Na cozinha de uma casa, ligada à rede elétrica de 110 V, há duas tomadas A e B. Deseja-se utilizar, simultaneamente, um forno de microondas e um ferro de passar, com as características indicadas. Para que isso seja possível, é necessário que o disjuntor (D) dessa instalação elétrica, seja de, no mínimo,

a) 10 A b) 15 A c) 20 A d) 25 A e) 30 A

5 comentários:

Edivar de Carvalho Braga disse...

E o gabarito? ¬¬"

Anônimo disse...

e o gabarito?

Anônimo disse...

e a resolução ?

Anônimo disse...

E o gabarito????

Anônimo disse...

E o gabarito????

Postar um comentário

 

©2009 Só Vestibular | Template Blue by TNB