Exercícios de Física 39 -47 (Radiações e outros)

|

Física 39 - (UFG-2008) A análise da espectroscopia de emissão da radiação de um planeta tem seu espectro de emissão (transições eletrônicas, dos elétrons em níveis mais excitados para os de mais baixa energia) ilustrado na figura abaixo, na qual as linhas espectrais das quatro primeiras transições estão em ordem crescente de tamanho para cada elemento presente na amostra.A tabela a seguir fornece a energia das transições de alguns elementos químicos na região pelo espectro, em termos de comprimentos de onda.Com base no espectro de emissão e nos dados da tabela, conclui-se que esse planeta contém os seguintes elementos:
a) H, Ge , Sb e Sn.
b) H, Se, Si e Sn.
c) Au, Ga, Se e Sb.
d) Au, Ga, Ge e Hg.
e) H, Sb, Si e Hg.

Física 40 - (UFMS-2007/2) A figura representa um sistema mecânico que ilustra o funcionamento de um motor a combustão, simplificado, com apenas três peças: virabrequim, biela e pistão. Essas três peças estão acopladas entre si, através de eixos articulados. Enquanto o virabrequim gira com velocidade angular constante, no sentido horário, a biela faz o pistão subir e descer num movimento oscilatório. A posição do pistão no eixo vertical y, é dada pela projeção do ponto de articulação entre a biela e o pistão sobre esse eixo. Essa posição no eixo y, oscila entre as amplitudes +A e -A. Chamemos de y1 vy e ay, respectivamente, a posição, a velocidade e a aceleração do ponto de articulação entre a biela e o pistão.Se iniciarmos a marcação do tempo t, quando a posição do ponto de articulação entre a biela e o pistão estiver na posição y=0, como mostra a figura, assinale a alternativa que apresenta corretamente os gráficos correspondentes às posições y1 às velocidades vy e às acelerações ay em função do tempo.

Física 41 - (UFU-2007) Dois líquidos imiscíveis, de densidades ρ1 e ρ2 (ρ2 > ρ1), são colocados em um tubo comunicante. Tendo por base essas informações, marque a alternativa que corresponde à situação correta de equilíbrio dos líquidos no tubo. nenhuma das alternativas anteriores.

Física 42 - (UFMT-2006/2) Sob o ponto de vista da Física Contemporânea, analise as proposições.
I - A matéria pode exibir um comportamento ondulatório.
II - No modelo de Bohr, apenas certas órbitas estáveis são permitidas ao elétron.
III - O efeito foto-elétrico independe da freqüência da onda incidente.
IV - A matéria não pode ser convertida em energia.
São corretas as proposições
a) II e IV, apenas.
b) I e II, apenas.
c) II, III e IV, apenas.
d) I, II e III, apenas.
e) I, II, III e IV.

Física 43 - (UFU-2007) Atualmente, fala-se muito sobre o Efeito Estufa, que consiste no fenômeno natural de manutenção da temperatura média da superfície da Terra. Os cientistas afirmam que as condições adequadas para a existência de vida na Terra estão relacionadas a um equilíbrio na concentração de gases na sua atmosfera. Por outro lado, uma possível ameaça à manutenção da vida seria um aumento na temperatura superficial da Terra, o que não pode ser atribuído exclusivamente a uma maior retenção da radiação solar na atmosfera. A concentração dos gases estufa constitui apenas um dos componentes que influenciam nessa variação térmica. Os principais gases, suas concentrações (em partes por milhão) e participação no Efeito Estufa (potência/área, em W.m-2) estão apresentados na tabela abaixo. Com base no texto e na Tabela apresentados, assinale, dentre as alternativas abaixo, aquela que contém somente informações corretas.
a) A concentração de vapor de água na atmosfera contribui muito mais para o Efeito Estufa do que a concentração de CO2.
b) As concentrações dos gases CFC11 e CFC12 são pequenas, porém esses gases são os que causam maior aquecimento.
c) A atmosfera pode ser entendida como um gás ideal e, como a fonte primária de aquecimento da Terra é o Sol, o efeito estufa nunca alterará a temperatura média da superfície da Terra.
d) O aumento da temperatura superficial média da Terra é produzido apenas pelo Efeito Estufa.
e) Nenhuma das alternativas anteriores.

Física 44 - (UEMS-2006) Em determinadas condições, feixes de luz podem arrancar elétrons de um metal. Esse processo, conhecido como Efeito Fotoelétrico, não podia ser explicado pela natureza ondulatória da luz. Nesse contexto, Albert Einstein, em um artigo publicado em 1905, afirma que:
a) A luz interage com o metal em pacotes de energia. Se a energia transportada pelo pacote for maior que a energia de ligação do elétron no metal, então ele será arrancado de lá.
b) A luz chega até o metal em pacotes de energia com sinal negativo, portanto expulsam elétrons do metal porque estes também possuem sinal negativo.
c) As ondas eletromagnéticas se propagam em um meio, o ar, que acabam empurrando elétrons do metal.
d) As ondas eletromagnéticas criam campos elétricos que acabam expulsando elétrons do metal.
e) As ondas carregam cargas positivas e atraem os elétrons, arrancando-os do metal.

Física 45 - (Enem-2007) Com o projeto de mochila ilustrado acima, pretende-se aproveitar, na geração de energia elétrica para acionar dispositivos eletrônicos portáteis, parte da energia desperdiçada no ato de caminhar. As transformações de energia envolvidas na produção de eletricidade enquanto uma pessoa caminha com essa mochila podem ser assim esquematizadas:
As energias I e II, representadas no esquema acima, podem ser identificadas, respectivamente, como
a) cinética e elétrica.
b) térmica e cinética.
c) térmica e elétrica.
d) sonora e térmica.
e) radiante e elétrica.

Física 46 - (Unemat-2007/1) Assinale a alternativa CORRETA.
a) No processo de fusão nuclear não há liberação de energia.
b) A energia de um elétron ligado ao átomo não pode assumir um valor qualquer.
c) A massa do núcleo de um átomo é aproximadamente igual à metade da massa de todo o átomo.
d) Os raios X são radiações eletromagnéticas de comprimento de onda maior que o da luz visível.
e) A experiência de espalhamento de partículas alfa pela matéria realizada por Rutherford, revelou que o átomo é composto de elétrons.

Física 47 - (PUC-RS-2007) Para responder à essa questão, considere as informações a seguir.A energia que as estrelas e o Sol irradiam por bilhões de anos nasce da reação nuclear conhecida como fusão. Essa acontece no interior das estrelas sob altíssimas temperaturas. De uma forma simplificada, podemos dizer que dois dêuterons (núcleos do deutério, ou hidrogênio pesado, formado por um próton e um nêutron) se unem (fundem) dando origem a um núcleo de hélio.A relação ΔE = Δm.c2, que expressa a relação entre massa e energia, pode ser lida como: “a cada variação ΔE de energia corresponde uma variação Δm de massa e vice-versa”. Por outro lado, c representa o valor da velocidade da luz no vácuo.Considerando a massa de cada dêuteron como m, e a massa do núcleo de hélio como 1,99m, é correto afirmar que, no processo de fusão de dois dêuterons em um núcleo de hélio,
a) houve ganho de massa.
b) a diferença de massa foi 0,99m.
c) a energia liberada na fusão aumenta a massa total do Sol.
d) a energia liberada na fusão não altera a massa total do Sol.
e) a energia liberada na fusão diminui a massa total do Sol.

0 comentários:

Postar um comentário

 

©2009 Só Vestibular | Template Blue by TNB