Mais exercícios de Física

|

Alguns exercícios para os meus alunos do Nº1 pré-vestibular (Rio Grande), em especial a Carol, que muito incentivou o blog....

Física 8 - (UEPB-2008) A atmosfera terrestre é composta por vários gases, formando uma imensa camada de ar que é atraída pela força de gravidade da Terra e, portanto, têm peso. Se não o tivesse, ela escaparia da Terra, dispersando-se pelo espaço. Devido ao seu peso, a atmosfera exerce uma pressão, chamada pressão atmosférica, sobre todos os objetos nela imersos. Foi o físico italiano Evangelista Torricelli (1608-1647) quem realizou uma experiência para determinar a pressão atmosférica ao nível do mar. Ele usou um tubo, de aproximadamente 1,0 m de comprimento, cheio de mercúrio (Hg) e com a extremidade tampada. Depois, colocou o tubo, em pé e com a boca tampada para baixo, dentro de um recipiente que também continha mercúrio. Torricelli observou que, após destampar o tubo, o nível do mercúrio desceu e estabilizou-se na posição correspondente a 76 cm, restando o vácuo na parte vazia do tubo.Com base nessas informações, é correto afirmar que, se a experiência de Torricelli for realizada

a) no Monte Everest, a altura da coluna de mercúrio será maior que ao nível do mar.
b) ao nível do mar, porém com água, cuja densidade é cerca de 13,6 vezes menor que a do mercúrio, a altura da coluna de água será aproximadamente igual a 10,3 m.
c) ao nível do mar, porém com água, que apresenta densidade muito inferior à do mercúrio, a altura da coluna de água seria imperceptível.
d) ao nível do mar, com um líquido mais denso que o mercúrio, o tubo de vidro deveria ter maior comprimento.
e) com Barômetros de Torricelli, estes permitem determinar, através da medida da altitude de um lugar, a pressão atmosférica.

Física 9 - (UEMS-2006) Uma bola é lançada horizontalmente de cima de um edifício de altura h com uma velocidade de módulo vo. As figuras que melhor representam o comportamento da posição vertical (y) e da velocidade horizontal (v), ambas em função do tempo (t), desde o ponto de lançamento até a posição em que a bola atinge o solo são, respectivamente:















Física 10 - (UFG-2006) Os quatro blocos, representados na figura com suas respectivas massas, são abandonados em um plano inclinado que não apresenta atrito e termina voltado para a direção horizontal.

Os blocos, ao deixarem a plataforma, descrevem trajetórias parabólicas em queda livre e alcançam o solo, formando, da esquerda para a direita, a seqüência
a) m, 5m, 2m, 3m
b) m, 2m, 3m, 5m
c) 3m, 2m, 5m, m
d) 3m, 5m, m, 2m
e) 5m, 3m, 2m, m

1 Comentário:

Anônimo disse...

E as resoluções??

Postar um comentário

 

©2009 Só Vestibular | Template Blue by TNB